Certamente, o novo Fiat Cronos na versão Drive 1.3 AT se posiciona como uma versão intermediária. No entanto, mesmo com essa caracterização, ele é equipado com um câmbio automático do tipo CVT, que apresenta 7 velocidades simuladas, e também conta com o modo Sport. Além disso, ao sair da loja, esse modelo já vem amplamente equipado de série. Aliado a isso, oferece um espaço interno bastante confortável. Para completar, destaca-se por possuir um dos maiores porta-malas da sua categoria, impressionando com seus 525 litros de capacidade.
Em relação ao seu preço, a versão Drive 1.3 AT é apresentada com um valor sugerido de R$ 97.990. Internamente, é notável o quão espaçoso ele é, proporcionando conforto não apenas para os passageiros da parte dianteira, mas também para aqueles no banco traseiro. Esse fator o coloca em uma posição vantajosa quando comparado a outros sedãs compactos. Adicionalmente, outro ponto de destaque é sua manutenção econômica. Além disso, apesar de contar com uma quantidade significativa de plástico rígido, seu interior apresenta um acabamento refinado.
Além disso, o Fiat Cronos na versão Drive 1.3 AT vem equipado com o motor 1.3 Firefly. Adicionalmente, ele conta com um câmbio automático do tipo CVT. Esse câmbio, por sua vez, possui 7 velocidades simuladas e também um modo Sport.
Dessa forma, o conjunto mecânico proporciona um desempenho de 109 cv ao ser abastecido com etanol e 101 cv quando usando gasolina, ambos alcançados a 6.250 rpm. Em termos de torque, é importante destacar que ele chega a 14,2 kgf.m com etanol e 13,7 kgf.m com gasolina, em ambos os casos a 3.500 rpm.
Conforme informações disponibilizadas pelo Inmetro, a versão Drive do veículo tem se destacado especialmente no que diz respeito ao consumo de combustível. Na cidade, por exemplo, a média de consumo fica em torno de 9,0 km/l quando abastecido com etanol e sobe para 12,9 km/l com gasolina. Por outro lado, ao pegarmos a estrada, essa média aumenta e vai para 11,1 km/l usando etanol e 15,7 km/l com gasolina. Isso evidencia a notável eficiência do veículo em variadas situações de trajeto.
Equipamentos de série do novo Fiat Cronos Drive 1.3 AT 2024
O Novo Fiat Cronos Drive exibe uma série de especificações admiráveis. Inicialmente, o volante oferece regulagem de altura e, além disso, incorpora comandos para o rádio e telefone. Adicionalmente, conta com um sistema de monitoramento da pressão dos pneus. No painel, sobressai-se um quadro de instrumentos de 3,5″ multifuncional que, de forma prática, exibe um relógio digital, calendário e demais informações do veículo em TFT, permitindo personalização.
Olhando o design exterior, percebe-se que as maçanetas e os retrovisores se integram perfeitamente à cor do carro. No que concerne à estética externa, o Fiat Cronos Drive apresenta uma lanterna traseira contemporânea em LED.
Um recurso extra é o “Lane Change”, assistente que facilita o acionamento das setas para troca de faixa. Internamente, a iluminação no porta-malas e espelhos nos para-sóis para ambos, motorista e passageiro, são diferenciais. Além disso, oferece um aconchegante encosto de cabeça traseiro central.
No tocante à condução, a direção elétrica progressiva promove facilidade nas manobras. Em climas mais frios, o desembaçador temporizado do vidro traseiro é de grande valia. Há o “Check quadro de instrumentos” ou “Welcome Moving” como destaque. A versátil chave canivete, equipada com telecomando, possibilita a abertura de portas, vidros e até do porta-malas. É impossível ignorar o brake-light e o ajuste de altura no banco do condutor.
Relativamente ao conforto, o carro ostenta um eficiente ar-condicionado. Em trajetos mais extensos, o “Cruise control” é um aliado inestimável. O Fiat Cronos Drive é dotado de câmbio automático CVT, que simula 7 velocidades e tem um modo Sport para os aficionados. No âmbito da segurança, é exemplar: dispõe de airbag duplo e freios ABS com EBD, juntamente com um alarme antifurto, avisos de limite de velocidade e manutenção programada, bem como cintos traseiros retráteis de três pontos.
A tecnologia “Drive by Wire” aprimora o controle eletrônico da aceleração. O ESS sinaliza frenagens bruscas, enquanto o prático gancho Isofix facilita a fixação de assentos infantis. O HCSS torna dispensável um reservatório auxiliar de gasolina para partida a frio. Os vidros elétricos, disponíveis em todas as janelas, têm função “one touch” e mecanismo antiesmagamento.
Para complementar, existe uma tomada 12V e preparação para rádio, acompanhada de 4 alto-falantes e 2 tweeters. A central Multimídia UCONNECT de 7″ se destaca pela compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay, incluindo ainda Bluetooth, entrada USB e reconhecimento de voz. Como conveniência adicional, os assentos traseiros dispõem de uma segunda entrada USB.
Ficha Técnica
Característica | Especificação |
---|---|
Motor | 1.3 Firefly |
Cilindrada | 1.332 cm³ |
Cilindros | 4 em linha |
Válvulas | 8 |
Potência máxima | 109 cv (Etanol) e 101 cv (Gasolina) a 6.250 rpm |
Torque máximo | 14,2 kgf.m (Etanol) e 13,7 kgf.m (Gasolina) a 3.500 rpm |
Velocidade máxima | 170 km/h (Etanol) e 170 km/h (Gasolina) |
Transmissão | Automática de 7 velocidades |
Consumo na estrada | 11,3 km/l (Etanol) e 15,8 km/l (Gasolina) |
Consumo urbano | 9,1 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina) |
Lugares | 5 |
Portas | 4 |
Porta-malas | 525 litros |
Tanque de combustível | 48 litros |
Combustível | Flex |
Pneus | 185/60 R15 |
Direção | Elétrica |
Tração | Dianteira |
Comprimento | 4.364 mm |
Largura | 1.726 mm |
Entre eixos | 2.521 mm |
Altura do solo | 158 mm |