A Kia Tasman foi oficialmente revelada nesta terça-feira (29), com um design moderno e robusto em um tamanho médio com chassi em longarina. Inicialmente, sua produção ocorrerá na Coreia do Sul, com planos de expansão para outros países futuramente. Ela chegará ao mercado para competir diretamente com modelos globais como Ford Ranger, Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Chevrolet S10, entre outros.
Em termos de dimensões, a Kia Tasman mede 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e possui um entre-eixos de 3,27 m. A caçamba, por sua vez, tem 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade.
A picape média oferece uma capacidade de carga útil entre 1.000 e 1.190 kg, além de poder rebocar até 3.500 kg. Segundo a fabricante, a Tasman possui um volume de carga de 1.173 litros.
A Austrália deve ser o primeiro mercado a receber a picape, mesmo que sua produção ocorra na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul. Depois do lançamento, o veículo será disponibilizado em outros países, com exceção dos Estados Unidos.
Segundo o site Autos Segredos, a Kia Tasman também será fabricada no Uruguai, com foco especial na América do Sul, onde o Brasil tem grande potencial para se tornar um dos principais compradores. Essa produção é viabilizada pelo uso do mesmo chassi do Kia Bongo, já montado pela Nordex no Uruguai.
Na Coreia, a picape Kia Tasman vem equipada com um motor a gasolina de 2,5 litros, capaz de gerar 281 cv e 43 kgfm de torque. Com essa configuração,a caminhonete acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 185 km/h.
Já na Austrália, a Tasman contará com um motor turbodiesel de 2,2 litros, que entrega 210 cv e 45 kgfm de torque. Apesar de manter a mesma velocidade máxima, a picape é um pouco mais lenta, levando 10,4 segundos para chegar aos 100 km/h.
O Kia Tasman possui um design que se destaca, com uma frente imponente marcada por faróis verticais posicionados nas laterais da picape. O capô elevado acrescenta um ar de robustez, transmitindo uma sensação de força. Na traseira, o estilo é mais discreto, sem muitos excessos, mas com um grande logotipo estampado na tampa da caçamba que chama a atenção.
Confira outras notícias sobre o Kia Tasman, além de comparações, avaliações e novidades de carros para PcD no site Fipe carros.