O Honda HR-V Touring posiciona-se como a opção mais refinada e equipada da linha HR-V no Brasil, apresentando um leque extensivo de recursos avançados em segurança, conforto e tecnologia, estabelecido no mercado com o preço inicial de R$ 191.800,00. Esta versão sobressai em relação às configurações de entrada, notadamente pela inclusão de um motor turbo, ampliando significativamente seu desempenho.
Em uma análise detalhada, o portal Fipe Carros destaca os principais atributos e limitações do Honda HR-V Touring, culminando em uma avaliação abrangente do veículo, proporcionando aos potenciais compradores uma visão holística de suas capacidades e valor no segmento dos SUVs.
Prós do Honda HR-V Touring 2024
- Design: O Honda HR-V Touring continua a destacar-se no mercado, mantendo boas vendas apesar de algumas críticas ao seu redesenho, mas as pessoas no geral gostaram do facelift. O SUV, agora com um visual atualizado caracterizado por linhas marcantes e uma estética sofisticada, impõe-se em cada detalhe. A incorporação de um conjunto óptico Full LED não só melhora a iluminação e durabilidade, mas também sublinha a sofisticação e a personalidade moderna do veículo. Complementarmente, as lanternas traseiras em LED, com máscaras escurecidas, adicionam um toque distintivo, realçando ainda mais a luminosidade e o estilo único do modelo.
- Espaço interno: Espaço não é um problema para o HR-V Touring, cujo amplo entre-eixos de 2.610 mm assegura conforto para todos os cinco ocupantes. Mesmo com a reformulação estética que inclui um teto mais baixo, o veículo mantém uma cabine espaçosa, garantindo acomodação confortável para pernas, ombros e cabeça, especialmente na parte traseira. Esse conjunto de atributos coloca o Honda HR-V Touring em uma posição de destaque, oferecendo uma combinação harmoniosa de estilo, conforto e praticidade.
- Acabamento interno: O Honda HR-V Touring estabelece novos padrões em sofisticação e conforto no segmento de SUVs. Este modelo ostenta um acabamento requintado, com detalhes como acolchoamento nas quatro portas e elementos emborrachados nas dianteiras, elevando a sensação de luxo. O painel, adornado com plásticos rígidos de alta qualidade e apliques metálicos, reflete um design meticuloso e uma construção sólida.
- Quantidade de equipamentos: A versão Touring do Honda HR-V vem repleta de funcionalidades e equipamentos de segurança e conforto. Entre as principais características, destacam-se os seis airbags, incluindo frontais, laterais e de cortina, oferecendo uma proteção abrangente aos ocupantes. A visibilidade é reforçada pela câmera de ré multivisão, que proporciona três diferentes ângulos e linhas dinâmicas para auxílio em manobras. O modelo também conta com o moderno sistema de Freio de estacionamento eletrônico EPB com a função Brake Hold, que aumenta a comodidade em situações de parada e arranque. Para o conforto climático, o ar-condicionado digital automático se estende até os passageiros traseiros, garantindo bem-estar a todos os ocupantes. Ajustes de altura e profundidade da coluna de direção permitem ao motorista encontrar a posição ideal de condução, reforçando a ergonomia e o conforto durante a direção. Estes e outros equipamentos fazem do Honda HR-V Touring uma escolha robusta para quem busca tecnologia e conforto em um veículo.
- Motorização Turbinada: O Honda HR-V Touring é impulsionado por um motor 1.5 DI i-VTEC Flex, capaz de entregar uma potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rotações por minuto. Com um torque máximo de 15,5 kgf.m a 4.600 rpm, o veículo pode atingir uma velocidade máxima de 175 km/h. A transmissão do veículo é automática CVT, enfatizando sua performance suave e adaptativa nas diversas condições de condução.
Contras do Honda HR-V Touring 2024
- Porta-malas: O Honda HR-V Touring vem sendo criticado por um aspecto considerável: a capacidade de seu porta-malas. A nova versão apresenta uma redução de 83 litros em relação ao modelo anterior, totalizando 354 litros de espaço para bagagem. Embora o sistema de rebatimento dos bancos traseiros ofereça uma expansão ocasional do espaço, esta vantagem só é aplicável na ausência de passageiros na parte traseira. Em comparação, modelos concorrentes apresentam capacidades superiores: o Toyota Corolla Cross lidera com 440 litros, seguido pelo Jeep Compass com 410 litros, o Hyundai Creta com 422 litros e o Chevrolet Tracker com 393 litros. A diferença coloca o HR-V Touring em desvantagem em um segmento onde o espaço de armazenamento é frequentemente um fator decisivo para os consumidores.
- Preços das revisões: O modelo Honda HR-V Touring apresenta uma tabela de preços para revisões que pode pesar no bolso do consumidor. O serviço inicial está fixado em R$ 419,14, seguido de um aumento para R$ 659,22 na segunda revisão. Os custos continuam a escalar, com a terceira revisão marcada em R$ 793,62 e a quarta saltando para R$ 1.629,92. A quinta manutenção retorna para um patamar mais próximo das iniciais, custando R$ 657,14. É importante destacar que a montadora oferece gratuidade na mão de obra para as duas primeiras revisões, o que pode aliviar os gastos iniciais dos proprietários.
- Central multimídia: O Honda HR-V Touring tem gerado discussões em relação ao seu sistema de entretenimento. A tela de oito polegadas, que remete aos antigos televisores de tubo, recebeu diversas críticas pela estética e integração ao painel, que é feita através de um aplique plástico. No entanto, o veículo compensa em conectividade, oferecendo compatibilidade com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, além de disponibilizar quatro entradas USB para carregamento. Usuários apontam que, apesar das críticas visuais, a funcionalidade do sistema é fácil e intuitiva.
Avaliação Geral e opinião do editor
A Honda lançou a versão Touring do HR-V, o modelo mais equipado do SUV disponível no mercado brasileiro, destacando-se por seus avançados recursos de segurança, conforto e tecnologia. Desde seu lançamento, o HR-V gerou discussões: embora tenha enfrentado críticas pontuais quanto ao design por uma minoria, a opinião sobre a multimídia é quase unânime. Apesar de reconhecer que nenhum veículo é perfeito, o desempenho de vendas do HR-V sugere uma aceitação positiva, indicando que suas qualidades superam as desvantagens. Outros pontos não menos importante, como custo-benefício e consumo que são razóaveis.
O SUV se destaca principalmente em cinco áreas: design, espaço interno, qualidade de acabamento, quantidade de equipamentos e motorização turbinada, superando críticas relacionadas ao tamanho do porta-malas, custo das revisões e a central multimídia. Outros pontos não menos importante, como custo-benefício e consumo que são razóaveis.
Contudo, é importante considerar as necessidades individuais de cada consumidor: famílias maiores podem precisar de mais espaço interno e de bagagem, enquanto entusiastas de tecnologia podem desejar uma central multimídia mais avançada.
Aspecto | Avaliação |
---|---|
Design | ★★★★★★★★★☆ 9/10 estrelas |
Espaço interno | ★★★★★★★★★☆ 9/10 estrelas |
Acabamento interno | ★★★★★★★★★☆ 9/10 estrelas |
Quantidade de equipamentos | ★★★★★★★★☆☆ 8/10 estrelas |
Motorização | ★★★★★★★★☆☆ 8/10 estrelas |
Desempenho | ★★★★★★★★☆☆ 8/10 estrelas |
Transmissão | ★★★★★★★★★☆ 9/10 estrelas |
Consumo | ★★★★★★★★☆☆ 8/10 estrelas |
Custo-benefício | ★★★★★★★★☆☆ 8/10 estrelas |
Ergonomia | ★★★★★★★★☆☆ 8/10 estrelas |
Estabilidade | ★★★★★★★★★☆ 9/10 estrelas |
Porta-malas | ★★★★★★★☆☆☆ 7/10 estrelas |
Preços das revisões | ★★★★★★★★☆☆ 8/10 estrelas |
Central multimídia | ★★★★★★★☆☆☆ 7/10 estrelas |
Avaliação geral: 7,5
Especificações
O Honda HR-V Touring é equipado com um motor 1.5 DI i-VTEC Flex, prometendo desempenho e eficiência. O veículo possui um motor de 1.497 cm³, quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de entregar uma potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm e um torque máximo de 15,5 kgf.m a 4.600 rpm. Com uma velocidade máxima de 175 km/h e uma transmissão automática CVT, o HR-V Touring se destaca no segmento.
A tração dianteira e a direção elétrica garantem uma condução suave, enquanto os pneus 215/60 R17 oferecem aderência e estabilidade. Este modelo é versátil tanto para uso urbano quanto em viagens mais longas, com um consumo urbano de 8,8 km/l utilizando etanol (E) e 12,7 km/l com gasolina (G). Já em percursos rodoviários, o consumo é de 9,8 km/l (E) e 13,9 km/l (G).
O design funcional inclui um tanque de combustível de 50 litros, um porta-malas com capacidade de 354 litros, além de quatro portas e acomodação confortável para cinco ocupantes. O HR-V Touring se apresenta como uma opção robusta e eficiente para quem busca uma experiência de condução superior sem abrir mão do conforto e praticidade no dia a dia.