Em julho deste ano, o mercado de financiamento de veículos no Brasil registrou um crescimento significativo, com 626 mil unidades adquiridas por meio dessa modalidade, abrangendo tanto veículos novos quanto usados. Esse número representa um aumento de 27,2% em comparação com julho de 2023 e um crescimento de 7,2% em relação a junho deste ano, segundo dados da B3, a Bolsa de Valores Brasileira. Este é o melhor desempenho desde dezembro de 2013.
A análise dos dados revelou que o setor de veículos leves apresentou um crescimento expressivo de 26% em relação a julho do ano anterior e de 11,3% em comparação com o mês anterior, junho de 2024. No segmento de veículos pesados, que é essencial para o setor logístico, o aumento dos financiamentos foi ainda mais pronunciado, com alta de 28,1% na comparação anual e de 10,8% em relação a junho.
As motocicletas, por sua vez, registraram um crescimento de 32% nos financiamentos em julho na comparação com o mesmo mês de 2023. Entretanto, houve uma retração de 5% em relação ao mês anterior, junho de 2024.
No acumulado do ano, as vendas financiadas totalizaram 4 milhões de unidades, o que representa um aumento de 24,3% em relação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento equivale a 793 mil unidades a mais, um resultado que não era observado desde 2011.
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, comentou sobre o cenário positivo: “Os resultados de julho tiveram um ritmo forte. Fechamos o mês com o maior número de veículos financiados desde dezembro de 2013. O mercado de financiamento de veículos continua aquecido, e o destaque fica por conta do segmento de automóveis e comerciais leves novos, que registrou um crescimento de quase 20%, com mais de 100 mil veículos financiados”.
A B3, além de ser a principal bolsa de valores do Brasil, opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base de dados privada do país, que centraliza as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional.