A Fiat Strada Ultra é uma picape que se destaca significativamente dentro da sua linha de produtos. Esta versão, considerada a mais sofisticada, compartilha o patamar de topo de linha com a versão Ranch. Um dos aspectos mais notáveis da Strada Ultra é o seu design exclusivo, que a diferencia claramente das demais versões, incluindo a Ranch.
Além disso, um fator distintivo importante é a adoção do motor 1.0 turbo, característica que ela compartilha apenas com a versão Ranch. Em contraste, todas as outras variantes da Strada estão equipadas com o motor 1.3 aspirado.
No que se refere à gama de cabines duplas, a versão de entrada é a Freedom 1.3 CD, cujo preço está fixado em R$ 112.990. Esta versão é notavelmente mais acessível, custando cerca de R$ 20 mil a menos que a Ultra. Para aqueles que procuram uma picape mais orientada para o trabalho, as versões Freedom e Volcano são opções interessantes, pois possuem suspensões mais robustas, adequadas para tarefas mais exigentes.
Por outro lado, se o foco é o uso recreativo ou para lazer, a Strada Ultra surge como uma escolha atraente. Ela oferece uma ampla gama de equipamentos de alta tecnologia, segurança e conforto. Além disso, o design diferenciado da Ultra é visivelmente mais estiloso, embora isso não signifique que ela não seja adequada para o trabalho.
De fato, a capacidade da caçamba, com volume de 844L e capacidade de carga de até 650kg, é equivalente às demais versões, reforçando sua versatilidade tanto para o lazer quanto para uso profissional.
Como anda a versão Ultra?
Durante a nossa avaliação da Fiat Strada Ultra, tivemos impressões muito positivas. Observamos, primeiramente, seu desempenho tanto em ambientes urbanos quanto em contextos de trabalho. A direção da Strada se destaca por sua calibração excelente, sendo ao mesmo tempo leve e sutil. Além disso, a suspensão, ajustada de forma equilibrada e reforçada com novos amortecedores e molas, oferece um conforto notável, tanto para momentos de lazer quanto para situações de trabalho. Esse conforto é ampliado pela altura do solo do veículo, que garante uma condução sem preocupações, seja na cidade ou em terrenos mais rústicos.
Em relação à motorização, a Fiat Strada Ultra, em conjunto com a Rach, inaugurou o uso de motor turbo na picape mais vendida do mercado. Neste aspecto, a Chevrolet Montana entrou na competição com um motor turbinado de 1.2 litros, apresentando-se como uma forte concorrente. No entanto, a Strada Ultra não fica atrás, pois agora é equipada com um motor turbo de 1.0 com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, compartilhando essa característica com outros modelos renomados como o Pulse, Peugeot 208 e Fiat Fastback.
É amplamente reconhecido que a combinação do motor turbo da Strada Ultra com a transmissão CVT foi um dos grandes acertos da Stellantis. Essa sinergia resultou em um desempenho aprimorado, maior conforto e eficiência econômica. Com o motor turbo, realizar ultrapassagens com a Strada Ultra se torna uma tarefa fácil, mesmo com o tanque cheio. O torque é entregue já a 1.750 rpm, proporcionando força suficiente para subidas íngremes e ultrapassagens seguras. Segundo dados da Fiat, a Strada Ultra pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos, superando a Montana, que realiza o mesmo em 10,1 segundos.
Quanto ao consumo de combustível, de acordo com informações do INMETRO, a Strada Ultra demonstra eficiência tanto em percursos urbanos quanto em estradas. Na cidade, a picape consome 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina. Já em estradas, os números melhoram para 9,4 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina, evidenciando sua eficiência energética tanto em trajetos curtos quanto em viagens mais longas.
Alguns detalhes do interior
No interior, a versão ultra da Strada se destaca com um requinte superior em comparação às outras versões, embora seja notável a presença de uma quantidade considerável de plástico rígido distribuído por todo o espaço interno. Avançando para outra característica, o painel de instrumentos da Strada revela-se como um ponto fraco, especialmente considerando o valor cobrado pelo veículo. Este painel, de natureza analógica, apresenta um grande relógio para o velocímetro e inclui um computador de bordo, cuja tela é pequena e monocromática.
Quanto ao espaço no interior da cabine, ele deixa a desejar, principalmente para os passageiros que se acomodam na parte traseira. Pessoas com estatura moderada, como aquelas com cerca de 1,70 m de altura, podem enfrentar dificuldades com o espaço disponível para pernas, cabeça e ombros.
Por essa razão, para viagens mais extensas, é aconselhável limitar a ocupação a dois passageiros no banco traseiro. No aspecto da dirigibilidade, a Strada demonstra um bom desempenho. Ela oferece um conforto razoável para condução urbana, e sua suspensão robusta se mostra eficiente para enfrentar buracos e valetas.
Confira todos os equipamentos de série
A Fiat Strada Ultra é um veículo bem equipado, oferecendo uma série de funcionalidades para garantir segurança e conforto. Primeiramente, ela vem com air bags laterais e duplos, protegendo tanto o motorista quanto o passageiro em caso de acidentes. Adicionalmente, o carro possui um alarme antifurto, aumentando a segurança contra roubos.
Para a segurança dos passageiros, a Strada Ultra conta com alertas de uso do cinto de segurança tanto para o motorista quanto para os passageiros, além de alças de segurança no lado do passageiro. A proteção é reforçada com barras de proteção no vidro traseiro e cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, incluindo os cintos traseiros.
A parte de freios é robusta, com freios ABS complementados pelo sistema EBD, que distribui a força de frenagem de forma mais eficiente. Para famílias com crianças, a Strada Ultra oferece ganchos universais Isofix para a fixação segura de cadeiras infantis.
Outros recursos incluem um santoantonio, sensores de estacionamento e de monitoramento da pressão dos pneus, e uma suspensão elevada, ideal para terrenos mais acidentados. A suspensão traseira é projetada com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais, proporcionando maior estabilidade.
No aspecto multimídia e conveniência, a Strada Ultra não fica para trás. Ela vem com uma central multimídia com tela de 7 polegadas, uma porta USB adicional, rádio com entrada USB e até um carregador sem fio, o Wireless Charger, para dispositivos móveis. Essas características fazem da Fiat Strada Ultra uma escolha atraente para quem busca um veículo versátil e bem equipado.
A Fiat Strada Ultra é um veículo robusto e sofisticado, apresentando uma gama de equipamentos que realçam tanto o seu conforto quanto a sua funcionalidade. Inicialmente, destaca-se pela presença de quatro portas, proporcionando acessibilidade e praticidade. Para o conforto do motorista, o carro oferece ajuste do banco, apoio para os pés e braço, além de apoios de cabeça com regulagem de altura, tanto na frente quanto atrás.
Além disso, a Strada Ultra vem equipada com ar-condicionado digital automático, garantindo uma temperatura agradável independente do clima externo. Notáveis também são os badges Turbo e RANCH, tanto externos quanto internos, que conferem um aspecto único ao veículo. Os bancos de couro RANCH com a Fiat Flag adicionam um toque de elegância e conforto.
A segurança e a conveniência são reforçadas com características como barras de teto longitudinais cinza, chave com telecomando, comandos de áudio no volante, computador de bordo, console central com porta-objetos e porta-copos. Para a condução, a Strada Ultra conta com câmbio automático CVT com 7 velocidades simuladas, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade, e a função Hill Holder, que auxilia nas arrancadas em subida.
No quesito design, o modelo exibe um estilo único com detalhes em costura marrom exclusivos Ranch, detalhes externos na cor do veículo, espelhos no para-sol, e estribo lateral. A visibilidade é assegurada por faróis de neblina em LED, faróis em LED e luzes de posição diurnas. A caçamba vem com iluminação própria, além de ganchos para amarração de carga, reforçando a versatilidade do veículo.
Para o entretenimento e a conectividade, o veículo é equipado com multimídia com detalhes em marrom, paddle-shifters, painel com detalhes em marrom metálico, e um visor de 3,5′ TFT. A segurança é complementada com airbags, cintos de segurança, e sistemas de alerta para situações de risco.
Finalizando, a Fiat Strada Ultra oferece funcionalidades como protetor de caçamba, protetor de cárter, retrovisores externos elétricos, saída de ar preto brilhante, skidplate cinza, tampa da caçamba com nova tecnologia, terceira luz de freio, travas elétricas, vidro traseiro térmico, vidros elétricos dianteiros e traseiros, e volante com regulagem de altura e revestido em couro. Todos esses recursos fazem da Fiat Strada Ultra uma escolha excepcional para quem busca um veículo versátil e confortável.
Qual é o Preço da Versão Ultra da Fiat Strada?
A Strada Ultra, com seu preço estabelecido em R$ 132.990, suscita comparações interessantes. Por exemplo, se olharmos para a Volcano 1.3, que também possui câmbio CVT CD, notamos que seu preço é significativamente menor, custando R$ 120.990, uma diferença notável de R$ 12.990 a menos em relação à Strada Ultra.
Esses valores, quando colocados em perspectiva, aproximam-se bastante dos da Fiat Toro Endurance, que tem seu preço inicial em R$ 149.900,00. Neste ponto, surge uma reflexão válida: observamos uma diferença de, no mínimo, R$ 17.000 entre a Strada Ultra e a Toro Endurance.
Diante deste panorama, emerge um dilema comum aos potenciais compradores: qual seria a escolha mais acertada? Optar por uma picape de menor porte, como a Strada Ultra, que além de ser o modelo topo de linha, oferece um custo de manutenção mais acessível, ou inclinar-se para uma caminhonete de porte maior, como a Toro Endurance, que apesar de ser um modelo de entrada, oferece uma capacidade de caçamba superior, mas, por outro lado, implica em maiores custos de manutenção e consumo de combustível. Essa decisão requer uma avaliação cuidadosa das necessidades individuais e preferências pessoais.
Fiat Strada Ultra 2024: Conclusão
A Fiat Strada Ultra 2024 marcou sua entrada no mercado nacional, apresentando um preço bastante competitivo, especialmente quando comparada à Chevrolet Montana. Além disso, esta nova versão da picape da renomada marca italiana destaca-se por oferecer uma lista de equipamentos e uma motorização que são novidades absolutas para o modelo.
Por outro lado, vale ressaltar que a Fiat Strada não enfrenta desafios apenas da Chevrolet Montana. Entre seus outros concorrentes diretos, encontram-se a Renault Duster Oroch e a Volkswagen Saveiro. Embora a Saveiro seja considerada menos badalada que a Montana, curiosamente, tem se mostrado uma rival mais significativa para a Strada, mesmo que de maneira mais discreta.