O esperado Fiat Panda 2024 está programado para fazer sua estreia no mercado europeu em julho deste ano. A marca italiana deposita grandes expectativas nesse modelo, que ocupa a segunda posição entre os mais vendidos da marca, ficando atrás apenas do emblemático 500. No que diz respeito ao design, o novo Panda promete trazer um visual que remete ao Citroën ë-C3, uma vez que compartilhará muitas características técnicas semelhantes com este.
Desde seu lançamento em 2011, o modelo atual do Fiat Panda alcançou um marco significativo, superando a marca de um milhão de unidades vendidas em 2018. Este veículo é reconhecido por sua praticidade e, mais importante, por ser extremamente acessível, o que contribui para a sua popularidade entre os consumidores.
É importante destacar que, até o momento, a Stellantis divulgou apenas as fotos do exterior do Fiat Panda. O interior permanece um mistério, mas espera-se que siga os padrões conhecidos. Acredita-se que o carro virá equipado com uma moderna central multimídia, o que adiciona um toque de sofisticação e tecnologia ao modelo.
No que diz respeito ao design exterior, a parte dianteira do Fiat Panda se destaca por apresentar faróis convencionais e uma característica notável: a ausência de uma grade frontal, sendo substituída apenas por uma abertura no para-choque. Além disso, a parte traseira do veículo tem uma semelhança notável com a do Jeep Renegade, evidenciada pelo formato quadrado do carro.
Confira a motorização do Fiat Panda 2024
O Compacto está programado para ser produzido na Sérvia, destinado ao mercado europeu, enquanto na América do Sul, a produção se voltará para o restante do mundo. Em termos de propulsão, o Fiat Panda 2024 inovará na Europa com uma versão totalmente elétrica.
No entanto, espera-se que este modelo também ganhe destaque em outros mercados, incluindo o Brasil. Aqui, porém, ele poderá surgir sob o nome Fiat Uno, equipado com um motor a combustão: um 1.2 turbo de origem PSA que entrega 101 CV. Esta motorização será oferecida também numa versão aprimorada, com distribuição em cadeia, especialmente pensada para as variantes híbridas.
De acordo com um site italiano especializado, estas últimas versões híbridas estarão disponíveis exclusivamente com um câmbio automatizado de dupla embreagem. Isso se deve ao fato de que a unidade elétrica está integrada à própria transmissão. Seguindo o exemplo do Citroën ë-C3, a versão atual do compacto promete entregar 113 CV e virá equipada com uma bateria de 44 kWh.
Essa configuração é capaz de proporcionar uma autonomia média homologada de aproximadamente 320 km. Além disso, uma variante mais acessível, com preço em torno de 20.000 euros e equipada com uma bateria de menor capacidade, é esperada para ser lançada posteriormente, ampliando assim as opções disponíveis para os consumidores.