Avaliações

Comparativo: Tiggo 7 Sport ou Volkswagen T-Cross, qual é a escolha mais racional?

Com um custo-benefício melhor do que o do Volkswagen T-Cross, o Tiggo 7 Sport é um SUV médio que custa menos que um compacto

Escolher entre o Caoa Chery Tiggo 7 Sport e o Volkswagen T-Cross não deveria ser tão difícil, certo? E realmente não é. De um lado, temos um SUV médio que custa R$ 134.990,00, enquanto do outro temos um SUV compacto, com dimensões significativamente menores, que na linha 2025 custa entre R$ 145.990,00 e R$ 179.990,00.

O T-Cross, apesar de mais caro, oferece menos do que o Tiggo 7 Sport, que pertence a uma categoria superior. Isso destaca o excelente custo-benefício do Tiggo 7 Sport, o que explica o sucesso que esse modelo chinês está alcançando em nosso mercado.

Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2025
Foto: Reprodução/Caoa Chery Jabaquara. São Paulo, SP

Quando o assunto é vendas, não há comparação: o Volkswagen T-Cross supera não apenas o Caoa Chery Tiggo 7 Sport, mas também todos os outros modelos disponíveis no mercado nacional. De acordo com dados da Fenabrave, até 29 de agosto de 2024, o T-Cross já acumulava 46.218 unidades vendidas. Em contraste, todas as versões do SUV chinês venderam apenas 16.669 unidades, uma diferença significativa.

Dimensões e porta-malas

O Volkswagen T-Cross tem 4.199 mm de comprimento, o que é significativamente menor que o Tiggo 7 Sport. Ele possui 1.760 mm de largura, 1.568 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.651 mm, também inferior ao SUV chinês. O porta-malas do T-Cross acomoda 373 litros, e o SUV pesa 1.241 kg.

Por outro lado, o Caoa Chery Tiggo 7 Sport é um pouco maior, com 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura. Sua distância entre eixos é de 2.670 mm, e o porta-malas tem capacidade para 525 litros, superando o SUV alemão em 152 litros.

Com um peso de 1.466 kg, o Tiggo 7 Sport é mais robusto que o T-Cross, pois pertence a uma categoria superior. Portanto, se você está em dúvida entre os dois e busca um veículo com dimensões mais generosas, o Tiggo 7 Sport é a escolha mais indicada.

Volkswagen T-Cross 2025
Foto: Reprodução/Ag Pick-ups E Multimarcas

Motorização e desempenho

Vamos comparar o Caoa Chery Tiggo 7 Sport com as três versões do Volkswagen T-Cross. O SUV chinês vem equipado com um motor 1.5 TCI de 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Esse motor gera 150 cv a 5.500 rpm com etanol e 147 cv a 5.500 rpm com gasolina, com um torque de 21,4 kgf.m a 4.000 rpm em ambos os combustíveis. O Tiggo 7 Sport 2025 vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e possui uma transmissão CVT com 9 marchas simuladas.

Por outro lado, o Volkswagen T-Cross oferece dois tipos de motorização. As versões de entrada são equipadas com o motor 200 TSI, que tem 3 cilindros em linha e 12 válvulas. Esse motor gera 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina a 5.500 rpm, com um torque de 20,4 kgf.m entre 2.000 e 3.500 rpm. O T-Cross acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com etanol e 10,7 segundos com gasolina, utilizando uma transmissão automática de 6 marchas.

Já a versão topo de linha, Highline 250 TSI, conta com um motor 1.4 TSI, também de 4 cilindros em linha e 16 válvulas, mas com uma performance superior. Ele entrega 150 cv a 5.000 rpm e um torque de 25,5 kgf.m a 1.400 rpm. Essa versão faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos com etanol e 8,8 segundos com gasolina, utilizando uma transmissão automática de 6 marchas.

Equipamentos, quem entrega mais?

O Caoa Chery Tiggo 7 Sport já vem de fábrica com uma lista abrangente de itens de série. Entre eles estão 6 alto-falantes, uma central multimídia de 10,25″ com tela sensível ao toque, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, e conectividade Bluetooth. Além disso, o veículo conta com painel de instrumentos LCD de 12,3″ e partida sem chave através do botão Start/Stop.

Volkswagen T-Cross 2025
Foto: Reprodução/Kele Automoveis Americana, SP

E ainda, tem câmera de ré com guias dinâmicas, carregador de celular por indução, airbags de cortina, frontais e laterais (para motorista e passageiro), ar-condicionado digital, banco do motorista com 6 ajustes elétricos, banco do passageiro com 4 ajustes elétricos, freio de estacionamento eletrônico (EPB) com função Auto Hold, entre outros.

Já na versão mais completa, a Highline 250 TSI, o carro também sai de fábrica com 6 alto-falantes, porém a central multimídia, apesar de ser um pouco menor, é mais intuitiva. O sistema “VW Play” oferece uma tela de 10,1″ com resolução HD+, APP-connect (Apple Carplay e Android Auto sem fio), o aplicativo “Meu VW” pré-instalado, rádio, Bluetooth, leitor de MP3, e car menu.

Além disso, esta versão conta com airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), ar-condicionado digital “Climatronic Touch” com filtro de poeira e pólen, câmera de ré, painel de instrumentos digital de 10,25″ e sistema “Start & Stop”, entre outros.

Conclusão

Quando comparamos o Tiggo 7 Sport com o Volkswagen T-Cross, notamos uma certa desigualdade, especialmente se considerarmos a versão topo de linha Highline 250 TSI do T-Cross. Em termos de equipamentos, a comparação seria mais justa, e o T-Cross se destacaria no desempenho. No entanto, seu preço é bastante elevado. Enquanto o Tiggo 7 Sport, que pertence a uma categoria superior, custa R$ 134.990,00, a versão topo de linha do SUV alemão tem um preço sugerido de R$ 179.990,00 – uma diferença de R$ 45 mil, o que é uma quantia considerável.

Até mesmo as versões de entrada do T-Cross, como a 200 TSI AT (R$ 145.990,00) e a Comfortline 200 TSI AT (R$ 163.990,00), são mais caras que o Tiggo 7 Sport, que oferece mais espaço e um porta-malas maior, conforme demonstrado na comparação anterior.

No final das contas, a escolha entre os dois modelos depende do gosto pessoal, já que ambos têm um visual bastante atraente. No entanto, uma decisão mais racional seria optar pelo Tiggo 7 Sport, que apresenta um melhor custo-benefício, acabamento interno superior, e o mais importante, é mais barato. Por outro lado, o T-Cross traz a confiabilidade de uma marca bem estabelecida no mercado nacional e é o SUV mais vendido. E você, qual deles prefere?

CAOA Chery Tiggo 7 2025
Foto: Divulgação/Caoa Chery Jacarepaguá Rio de Janeiro, RJ

Confira outras notícias sobre o Tiggo 7 Sport ou Volkswagen T-Cross, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.