O Citroën Basalt já está circulando com camuflagens no Brasil, conforme noticiado pelo Fipe carros. No entanto, antes de chegar ao território nacional, o SUV cupê será apresentado em outros mercados emergentes. Seu lançamento global está previsto para o início de agosto. De acordo com o site Autocar India, o modelo chegará às lojas indianas pouco tempo depois.
Este modelo está previsto para chegar no último quadrimestre do ano e competir diretamente com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus. O Basalt é construído sobre a plataforma CMP simplificada, a mesma utilizada pelo C3 e Aircross.
Principais tópicos
A produção terá lugar em Porto Real, no Rio de Janeiro, e servirá para completar a família C-Cubed, algo que a Citroën vem prometendo há alguns anos para o mercado brasileiro. O Citroën Basalt, um projeto desenvolvido na Índia, será adaptado para atender às especificidades do mercado brasileiro.
No que tange ao design, é interessante notar que o Citroën Basalt Vision ostenta uma frente que dialoga esteticamente com o recém-lançado C3 Aircross. De forma mais específica, a grade dianteira se apresenta com um para-choque cujo desenho se distingue ligeiramente do encontrado no Aircross.
Contudo, mantém os característicos fárois bipartidos herdados do C3, além de para-lamas que exibem dimensões mais imponentes, contribuindo para um visual robusto. Avançando para a parte traseira do veículo, observa-se o caimento do teto, que é típico do estilo cupê, o que confere uma silhueta distinta.
Além disso, essa área se destaca por incorporar um para-choque, uma tampa do porta-malas e um vidro que exibem detalhes exclusivos. Apesar desses elementos distintivos, as lanternas traseiras retêm uma semelhança com as do Aircross, estabelecendo um elo visual entre os modelos e reforçando a identidade de design da marca.
Conheça a motorização do Citroën Basalt
O Citroën Basalt deverá receber o motor que atualmente é utilizado no Aircross, além de outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Strada, Pulse e Fastback. Este motor, conhecido como GSE 1.0 Turbo, com uma cilindrada de 999 cm³. O propulsor possui 4 cilindros em linha e 12 válvulas.
Em termos de potência máxima, ele alcança 125 cv com gasolina a 5.750 rpm e 130 cv com etanol, também a 5.750 rpm. Além disso, o torque máximo é de 20,4 kgf.m, tanto com gasolina quanto com etanol, atingido a 1.700 rpm. A transmissão é automática, com 7 velocidades.
Confira outras notícias sobre o Citroën Basalt, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.