O Citroën Basalt já tem dados marcados para chegar ao mercado brasileiro. Após ser lançada na Índia e flagrada várias vezes em testes camuflados no Brasil, a montadora revelou sua primeira imagem oficial recentemente. O SUV Cupê começou a ser produzido no dia 17, na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, onde também são fabricados o C3 Hatch e o C3 Aircross.
Com o início da produção, já é possível ter uma ideia do lançamento oficial, que está prevista para 2 de outubro. A expectativa é que, até a data de lançamento, cada uma das 173 vendas Citroën no tenha país pelo menos uma unidade pronta para entrega em cada versão do Citroën Basalt.
A fábrica de Porto Real completou um ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões, realizado entre 2011 e 2024, com o início da produção do Basalto. Para os próximos anos, estão previstos mais R$ 3 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro até 2030.
Atualmente, a fábrica produz 27 carros por hora em um turno único de oito horas, o que resulta em cerca de 216 veículos por dia. A unidade emprega 5 mil pessoas e conta com um total de 306 robôs.
O Citroën Basalt tem as dimensões de 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre eixos. Seu porta-malas acomoda 470 litros. Em comparação, o Fiat Fastback apresenta medidas superiores em alguns aspectos.
O Fastback tem 4,427 mm de comprimento, 1,774 mm de largura, 2,533 mm de entre-eixos e 1,545 mm de altura. Além disso, as portas-malas do Fastback são bem maiores, com capacidade de 591 litros, superando o Basalt em 121 litros.
O Citroën Basalt será oferecido em três versões e com duas opções de motorização. A versão mais simples, chamada Live, vem equipada com o motor 1.0 Firefly, o mesmo utilizado no Fiat Argo, entregando até 75 cv a 6.000 rpm e 10,7 kgf.m de torque a 3.250 rpm. Esta opção terá câmbio manual de 5 marchas e promete ser um dos sedãs compactos mais acessíveis no mercado brasileiro.
As versões Shine e Feel, por sua vez, contarão com um motor 1.0 turbo, que gera até 130 cv e 20,4 kgf.m de torque, já conhecido em outros veículos da Stellantis. Nessas versões, o câmbio será automático de 7 marchas. Os valores ainda não foram divulgados.
Em relação a equipamentos, aqui no Brasil é esperada uma central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor crepuscular, faróis automáticos, entrada sem chave, ar-condicionado digital, partida por botão e faróis de LED, entre outros. Também são esperados 6 airbags, pontos ISOFIX e aviso de cinto de segurança em todas as variantes.
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