A Citroën divulgou hoje as primeiras imagens do Citroën Basalt, um SUV Coupe que promete aquecer a competição no mercado nacional. Destinado a competir diretamente com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus, o Basalt é construído sobre a plataforma CMP simplificada, a mesma utilizada pelo C3 e Aircross.
A produção terá lugar em Porto Real, no Rio de Janeiro, e servirá para completar a família C-Cubed, algo que a Citroën vem prometendo há alguns anos para o mercado brasileiro. O Citroën Basalt, um projeto desenvolvido na Índia, será adaptado para atender às especificidades do mercado brasileiro.
Embora atualmente seja apresentado como um conceito, as declarações da marca francesa sugerem um futuro promissor para o veículo. As imagens divulgadas dão a impressão de que o carro está pronto para entrar em produção, alimentando especulações de que seu lançamento poderia ocorrer já no segundo semestre de 2024.
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“Estamos muito satisfeitos em apresentar o terceiro modelo do programa concebido para impulsionar o crescimento internacional da Citroën. Nossas equipes estão fortemente empenhadas em entregar nos próximos meses esta visão inovadora do SUV Coupe que exala design arrojado, espaço interior e conforto a bordo único. Desenvolvido e produzido localmente, estamos confiantes de que o Basalt Vision atrairá um grande número de clientes e fortalecerá a nossa posição nos principais mercados. Estamos ansiosos para contar mais sobre isso em breve”, afirma Thierry Koskas, CEO global da Citroën.
Design do Citroën Basalt
No que tange ao design, é interessante notar que o Citroën Basalt Vision ostenta uma frente que dialoga esteticamente com o recém-lançado C3 Aircross. De forma mais específica, a grade dianteira se apresenta com um para-choque cujo desenho se distingue ligeiramente do encontrado no Aircross.
Contudo, mantém os característicos fárois bipartidos herdados do C3, além de para-lamas que exibem dimensões mais imponentes, contribuindo para um visual robusto. Avançando para a parte traseira do veículo, observa-se o caimento do teto, que é típico do estilo cupê, o que confere uma silhueta distinta.
Além disso, essa área se destaca por incorporar um para-choque, uma tampa do porta-malas e um vidro que exibem detalhes exclusivos. Apesar desses elementos distintivos, as lanternas traseiras retêm uma semelhança com as do Aircross, estabelecendo um elo visual entre os modelos e reforçando a identidade de design da marca.
Motorização
O Citroën Basalt deverá receber o motor que atualmente é utilizado no Aircross, além de outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Strada, Pulse e Fastback. Este motor, conhecido como GSE 1.0 Turbo, é caracterizado por sua configuração eficiente, que inclui 3 cilindros e 12 válvulas. Essa combinação permite que o motor entregue uma potência máxima de 130 cv, além de um torque máximo de 200 Nm já a partir de 1750 rpm, tanto para gasolina quanto para etanol.
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Espero que não seja espartano como o atual C3…