A Chevrolet Montana Premier é a versão topo de linha da picape que chegou fazendo barulho, prometendo incomodar a concorrência, coisa de fato que ainda não aconteceu. Na realidade ela até que iniciou bem, mais ainda não mostrou a que veio, porque nem chegou perto de incomodar a líder dos comerciais leves a Fiat Strada, em dados computados no mês de abril, longe disso, ficou atrás até da velha e cansada VW Saveiro, apesar de ter superado a S10 como caminhonete mais vendida da marca norte-americana.
A versão Premier 1.2 Turbo AT da Montana, se mostra uma picape bem interessante, com boa dirigibilidade, a montadora caprichou na ergonomia, por isso, a caminhonete não é apenas fácil e prazerosa de dirigir, mas também de manobrar, algo que costuma dar trabalho a automóveis desse segmento. Outro quesito, que a picape da marca norte-americana se sai bem, é a capacidade da caçamba, ela possui volume de 874 litros e carga útil de 600 quilos, que corresponde ao peso dos ocupantes e mais a carga. Outros do mesmo segmento, como a Oroch oferece 683 litros e 650 quilos e a Fiat Toro leva grande vantagem, com 937 litros e 750 quilos de carga útil.
A Montana na versão Premier, tem sob o capô um desempenho satisfatório. O propulsor 1.2 Turbo Flex, que entrega 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque, quando abastecido com gasolina, e 132 cv e 19,4 kgfm de torque com etanol, mostra muita agilidade em arrancadas principalmente quando ela está sem carga. Com o giro do motor passa das 3.500rpm, é onde a picape apresenta os melhores resultados. Outro fator importante, para a caminhonete ficar mais espertinha, é a transmissão com bom escalonamento das marchas, onde faz as trocas de maneira muito suave. Falamos do desempenho dela vazia, mais se colocar peso em cima, o discurso é outro, o desempenho fica muito mais comprometido.
O modelo em questão, vem de série com equipamentos como revestimento premium, bancos com revestimento misto, entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento), Easy Park, lanterna em LED, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, frisos cromados, luz de condução diurna em LED, maçanetas internas cromadas, central multimídia de 8” com integração através dos aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, alerta de ponto cego, bancos com revestimento premium, carregador sem fio para smartphones e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.
Com as medidas de 4,72 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,62 m de altura, a picape da Chevrolet tende a disputar com clientes das versões mais caras da Strada como a Volcano e com as mais baratas da Fiat Toro. No interior, o espaço por incrível que pareça é ligeiramente superior a Toro e Oroch, principalmente para os ocupantes traseiros, mais não é o ideal, como o de toda caminhonete monobloco.
Confira a ficha técnica do Chevrolet Montana Premier 1.2 turbo 2024 em maio de 2023
Propulsor | 1.2 turbo flex e possui 12 Válvulas |
Potência | 133 cv (Etanol) e 132 cv (Gasolina) a 5.500 rpm |
Torque | 21,4 kgfm em ambos os combustíveis |
Transmissão | Automática de seis marchas e tração dianteira. |
Comprimento | 4.720 mm |
Largura | 1.800 mm |
Altura | 1.660 mm |
Entre-eixos | 2.800 mm |
Altura do solo | 19,2cm em relação ao solo |
Direção | Elétrica progressiva |
Suspensão | Parte dianteira: McPherson – Parte traseira: eixo de torção |
Tipos de Freios | Disco Ventilado na parte dianteira e Tambor na parte traseira |
Pneus | Rodas de liga leve de 17 polegadas – Pneus 215/55 R17 |
Cap. do Tanque | 44 litros |
Porta-Malas | 874 litros |
Carga útil | Passageiros mais bagagem, 600 quilos |
Total de Ocupantes | 5 lugares |
Peso | 1.310 kg |
Multimídia | Sistema multimídia traz conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth para dois celulares simultâneos |
Consumo | Ciclo urbano: 7,7 km/l (Etanol) e 11,1 km/l (Gasolina) – Ciclo rodoviário: 9,3 km/l (Etanol) e 13,3 km/l (Gasolina). |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,1 segundos |
Velocidade Máxima | 160 km/h |
Preço | R$ 142.590 |