A picape híbrida BYD Shark fez sua estreia recente no mercado uruguaio, antes mesmo de chegar ao Brasil. No Uruguai, a caminhonete está disponível em duas versões: a GL, com preço de R$ 380 mil (US$ 69.490), e a GS, custando R$ 400 mil (US$ 72.990).
A chegada ao mercado nacional é esperada até o final de 2024. Vale destacar que a BYD Shark foi uma das atrações do Festival Interlagos, realizado em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de agosto. A caminhonete entra para competir no acirrado segmento das picapes médias, onde enfrentará rivais de peso como a Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Nissan Frontier.
O BYD Shark será maior do que as picapes médias disponíveis no mercado nacional, com dimensões impressionantes: 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e um entre-eixos de 3.260 mm. A caçamba tem capacidade de carga de 835 kg ou 1.450 litros.
Principais tópicos
O modelo será inicialmente importado do México, mas há a possibilidade de que, futuramente, passe a ser fabricado em Camaçari (BA). Com o motor a gasolina, a caminhonete apresenta um consumo de 13,3 km/l. No modo híbrido, a média sobe para 65 km/l conforme o ciclo de medição chinês. No entanto, o Inmetro ainda não divulgou os números de consumo para a picape no Brasil.
Por dentro, a BYD Shark exibe um alto nível de requinte, combinando materiais de boa qualidade com um design futurista. Além disso, possui um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, que oferece conexão com CarPlay e Android Auto. Ademais, a função karaokê promete animar as viagens.
Além disso, o veículo está equipado com um conjunto de câmeras que oferecem uma visão de 540°, permitindo visualizar todos os lados da caminhonete em alta definição. Esse sistema abrange os pontos cegos e o terreno abaixo da carroceria, proporcionando uma visão completa e detalhada. Com todos esses recursos, a cabine da BYD Shark estabelece um novo padrão de funcionalidade e modernidade.
Conheça a motorização da BYD Shark
A BYD Shark possui um sistema híbrido plug-in, que combina um motor a gasolina de 192 cv com dois propulsores elétricos, um em cada eixo. Esse arranjo proporciona uma potência total de mais de 430 cv. Além disso, a caminhonete é construída sobre uma plataforma de carroceria montada em chassi, compartilhando a mesma arquitetura dos SUVs off-road Fangchengbao.
Em termos de desempenho, a BYD Shark se destaca: é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, superando facilmente outros modelos da sua categoria. Além disso, oferece uma autonomia de 840 km conforme o ciclo de testes NEDC.
Quando operando exclusivamente com a carga da bateria, a autonomia é de 100 km. A picape conta com uma bateria blade de 29.6 kWh, que permite carregamento rápido de 30% a 80% em apenas 20 minutos.
Confira outras notícias sobre o BYD Shark 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.