A espera finalmente chegou ao fim: a BYD Shark teve seu preço divulgado para o mercado brasileiro. A primeira picape híbrida plug-in do país foi oficialmente lançada neste sábado com um valor de R$ 379.800. O modelo chega para competir com as versões de topo de rivais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Após ser apresentada em diversos eventos da marca no Brasil, a picape entrou em pré-venda recentemente. De acordo com fontes da BYD, a Shark, que inicialmente será importada da China, terá sua produção local futuramente no polo industrial de Camaçari, na Bahia, antiga sede da fábrica da Ford.
O design da BYD Shark, como o próprio nome sugere, busca inspiração na aparência de um tubarão. Na parte frontal, as luzes diurnas emolduram os faróis de LED, criando um visual que remete a esse predador marinho. As laterais também seguem essa temática, tentando imitar os movimentos fluidos de um tubarão nadando.
O modelo conta ainda com rodas de liga leve de 18 polegadas, equipadas com pneus 265/65 R18. Já na parte traseira, a picape se destaca pelas lanternas tridimensionais em formato de “E”, conectadas por uma barra iluminada, conferindo um estilo único.
A BYD Shark traz sob o capô um sistema híbrido plug-in que combina um motor a gasolina de 192 cv com dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles entregam uma potência total de 437 cv e torque de 65 kgfm. Com isso, a picape é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
A autonomia da picape pode chegar a 840 km, conforme o ciclo NEDC. O consumo combinado divulgado é de 24 km/l, considerando o uso em trajetos urbanos e rodoviários. Em modo totalmente elétrico, a Shark pode rodar até 100 km. A recarga da bateria em uma tomada, segundo a BYD, leva apenas 20 minutos para passar de 30% a 80%. A capacidade de armazenamento da bateria é de 29,6 kWh.
A BYD Shark se destaca em relação às suas concorrentes no segmento de picapes médias no Brasil, como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Com 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e um entre-eixos de 3.260 mm, suas dimensões são superiores. Além disso, ela apresenta boas capacidades de carga, conseguindo transportar até 835 kg, rebocar até 2.500 kg e oferecendo um volume útil de 1.450 litros na caçamba.
O interior do BYD Shark se destaca pelo acabamento de alta qualidade, com um painel e portas revestidos por materiais suaves ao toque, utilizando um composto emborrachado com aparência refinada, além de peças bem ajustadas.
A picape também impressiona com seu console central robusto, um painel de instrumentos digital com uma tela LCD de 10,25 polegadas, controlado pelo volante multifuncional. A central multimídia, que possui uma tela giratória de 12,8 polegadas, oferece conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Confira outras notícias sobre o BYD Shark 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.