A construção da fábrica de Camaçari (BA) está na reta final, apesar de controvérsias envolvendo denúncias de condições inadequadas para os trabalhadores. A previsão é que as obras sejam concluídas em março de 2025. A partir daí, a empresa chinesa iniciará os treinamentos e a produção das primeiras unidades de teste dos modelos Dolphin Mini e Song Pro.
Após essa etapa de inauguração, a BYD dará início a uma nova fase, chamada de “Fase 1.1”, que incluirá a instalação de um galpão para montagem, inspeção final e uma pista de testes. Essa estrutura permitirá que a montadora comece a produção em regime SKD (desmontado, mas pré-montado) até o final desse período.
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Em março, a fábrica será inaugurada e dará início à montagem pré-série, etapa usada para treinar os colaboradores e ajustar os processos de produção. A próxima fase, chamada 1.2, está programada para começar em agosto de 2025, marcando o início da produção em série.
Para impulsionar todo esse avanço, a BYD está destinando mais R$ 3 bilhões ao complexo, além dos R$ 3 bilhões já investidos inicialmente, totalizando um aporte de R$ 6 bilhões na fabricação nacional.
BYD Dolphin Mini
O BYD Dolphin Mini 2025 é um carro compacto com 3.780 mm de comprimento, sendo 46 mm maior que o Renault Kwid (3.734 mm), e possui entre-eixos de 2.500 mm. Essas medidas o tornam uma ótima opção para o trânsito urbano, oferecendo facilidade na hora de estacionar.
No quesito motorização, o Dolphin Mini conta com um motor de 75 cv de potência e torque de 135 Nm. Ele alcança uma velocidade máxima de 130 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos.
Equipado com uma bateria Blade (LFP) de 38 kWh, o modelo permite recarga rápida de 30% a 80% em apenas 30 minutos. A autonomia oficial é de 280 km, mas testes apontam que na prática esse alcance pode ser ainda maior.
O BYD Dolphin Mini 2025 surpreende com tecnologias raras para a sua faixa de preço. Entre os destaques, estão o sistema ICS (Intelligent Cockpit System), que inclui uma tela flutuante de 10,1 polegadas com rotação elétrica, navegação por GPS integrada e o serviço de armazenamento em nuvem exclusivo da BYD.
BYD Song Pro
Na cerimônia, a BYD apresentou a versão flex do motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, mas ainda não divulgou detalhes sobre potência, torque e consumo com etanol. De acordo com o site Auto Esporte, o modelo nacional pode ter um aumento de cerca de 5 cv ao usar etanol, devido à diferença na curva de avanço necessária.
O SUV está disponível em duas versões: a GL, que custa R$ 189.800, e a GS, que tem o preço de R$ 199.800.
Em relação aos equipamentos, o BYD Song Pro vem com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), painel de instrumentos em tela de 8,8″, sistema multimídia com tela de 12,8″ com GPS integrado e espelhamento sem fio, câmera 360° para manobras, ar-condicionado digital de duas zonas e saída de ventilação para o banco traseiro.
Além disso, conta com regulagens elétricas para o banco do motorista, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, faróis em LEDs, rodas de liga leve de 18″, acendimento automático dos faróis, lanternas em LEDs, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico com função autohold e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
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