(ANSA) – A Fiat lançou na noite desta quarta-feira (13) seu mais novo veículo no Brasil, o Mobi, que aposta na mobilidade para centros urbanos e na conectividade.
As vendas do novo carro iniciarão no sábado (16) e ele será vendido em seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On – com preço inicial de R$ 31.900,00. Com motor Fire Evo Flex, os veículos tem motor 1.0 de até 75cv de potência, com etanol, e todos são quatro portas. Segundo a marca, o carro tem dimensões compactas e é leve para o motorista dirigir e manobrar. “A leveza do Fiat Mobi se traduz em bom desempenho, consumo e estabilidade. Um digno exemplo de consumo consciente no universo automotivo”, destacou a Fiat.
Veja também: Fiat Mobi 2016 – Lançamento, consumo, devo comprar?
Todas as seis versões serão equipadas com o “Fiat Live On”, uma aplicativo que “veste” o celular do motorista. O equipamento torna-se, assim, uma central multimídia adaptável às opções de quem está no volante. A integração é feita por meio de um aplicativo específico e não necessariamente o celular precisa ficar no meio do painel – podendo funcionar também de algum porta-objeto ou bolsa.
Além disso, o carro tem um sistema para sinalizar paradas de emergência, chamado de ESS, e outro que faz com que as luzes de direção pisquem por cinco vezes no caso de mudança rápida de faixa. De acordo com a Fiat, esse foi o primeiro veículo desenvolvimento inteiramente desde a fusão do grupo Fiat Chrysler Mobile (FCA). O Mobi também terá três anos de garantia total em todos os modelos – com a opção de ter uma garantia estendida de fábrica.
Design
Uma das novidades do Mobi é um tampa traseira de vidro de alta resistência na cor preta, que sofistica o modelo, e que permite que os faróis e lanternas tenham uma máscara negra. Além disso, apesar do tamanho pequeno, ele tem um design robusto, que dá a impressão de ser maior do que é.
A dianteira possui capô alto com vincos longitudinais e faróis que se estendem pela lateral do veículo. Outro ponto importante é a grade que busca dar “maior unidade” ao Mobi. Com para-lamas “musculosos”, o item se interliga por um vinco que começa no farol, passa pela parte inferior e volta a subir na traseira do veículo.
No interior, o painel central é revestido pela mesma textura das portas e o Mobi permite, ainda, a opção de revestimento com dois tons e acessórios Mopar que destacam essa “diversidade cromática”. O módulo central engloba o sistema de áudio/entretenimento, as saídas de ar – redondas na ponta e quadradas no centro – e o bloco formado pela ventilação e ar-condicionado. Só o modelo Mobi Easy não tem ar-condicionado de série.