NotíciasMarcas

Toyota Yaris Cross 2024 foi revelado no mercado asiático e pode chegar ao Brasil

O novo SUV da Toyota foi revelado no mercado asiático e pode ser um modelo híbrido nacional, com o objetivo de competir com o Hyundai Creta. Além disso, ele apresenta diferenças em relação ao Yaris Cross vendido na Europa

A Toyota apresentou o Yaris Cross 2024, inicialmente lançado na Indonésia com o nome Urban Cruiser Icon, a fim de evitar confusões com o Yaris Cross SUV disponível na Europa e em outros mercados. É relevante destacar que este é um veículo completamente novo. A boa notícia é que existe a possibilidade de sua chegada ao Brasil em 2024, para competir com SUVs como o Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Renegade.

Recentemente, a empresa japonesa divulgou seus planos de atualizar a linha de produção em Sorocaba (SP) com o objetivo de fabricar um novo modelo, cuja identidade ainda não foi revelada. Há fortes indícios de que esse modelo pode ser o Toyota Yaris Cross 2024. O investimento estimado para essa modernização será de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Vale ressaltar que, no mercado asiático, o SUV está sendo comercializado em duas variantes de motorização: uma opção híbrida e outra a combustão.

20230515011101 Toyota 2 Recentemente, a empresa japonesa divulgou seus planos de atualizar a linha de produção em Sorocaba (SP) com o objetivo de fabricar um novo modelo, cuja identidade ainda não foi revelada. Há fortes indícios de que esse modelo pode ser o Toyota Yaris Cross 2024. O investimento estimado para essa modernização será de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Vale ressaltar que, no mercado asiático, o SUV está sendo comercializado em duas variantes de motorização: uma opção híbrida e outra a combustão.
Foto: Reprodução/Autocar Índia

A principal diferença entre o modelo europeu e asiático reside no fato de que o modelo indonésio é fundado na plataforma DNGA, a mesma utilizada para o desenvolvimento de um SUV misterioso que está previsto para ser fabricado em Sorocaba (SP). Em contrapartida, o Yaris Cross europeu é construído com base na arquitetura TNGA.

Esse novo SUV será um concorrente direto do Hyundai Creta em mercados como o da Indonésia. O Yaris Cross possui um comprimento de 4.310 mm, o que o torna transparente mais longo que o Creta. Além disso, apresenta uma distância entre eixos de 2.620 mm, que é 10 mm maior que a do Creta.

O Toyota Yaris Cross na Indonésia está disponível em duas variantes de motorização. A opção a motorização é equipada com um motor de quatro cilindros 1.5 Dual VVT-i, capaz de gerar 106 cv e 14,0 kgfm de torque. Pode ser associado a uma transmissão manual de cinco marchas ou a um sistema CVT, com tração nas rodas dianteiras.

Já o modelo híbrido suave apresenta um motor de 1.5 litro com potência de 91 cv e torque de 12,33 kgfm, com o auxílio de um segundo motor elétrico que gera 80 cv e 14,4 kgfm de torque. Em conjunto, eles fornecem uma potência combinada de 112 cv. Nessa versão, a transmissão é exclusivamente CVT e a tração também é nas rodas dianteiras.

No campo do design, a versão indonésio apresenta distinções. Os olhares e graus possuem semelhanças com os do RAV4. Além disso, a grade recebe um contorno parcialmente cinza, bastante parecido com o do Highlander. Na parte traseira, observe as mudanças nas luzes. O sistema óptico é dividido e guarda alguma semelhança com o do Highlander, porém as lanternas possuem uma extremidade que se projeta em direção às rodas.

No interior, o Yaris Cross oferece um painel com uma superfície suave ao toque e um volante revestido em couro. Destaca-se um amplo sistema de infoentretenimento com uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas para o sistema de entretenimento e uma tela de 7 polegadas para o painel de instrumentos. Além disso, o carro possui diversos botões e mostradores físicos para controlar as funções principais.

Outros recursos incluem um teto solar panorâmico, iluminação interna personalizável, um conjunto completo de recursos de assistência ao motorista chamado Toyota Safety Sense, abertura elétrica do porta-malas e um carregador sem fio para dispositivos móveis.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.