A Fiat Toro, a Fiat Titano e o Jeep Commander vão adotar o mesmo motor da Ram Rampage 2025, recém-lançado no mercado brasileiro. Com isso, os modelos da Stellantis irão abandonar o motor 2.0 turbo diesel, que será descontinuado por não atender às novas exigências de emissões do Proconve L8, que entra em vigor em janeiro de 2025.
O novo motor, que já está presente na Ram Rampage 2025, faz parte da família Multijet II, com motor 2.2 turbodiesel. Ele entrega 200 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de nove marchas. Segundo o Inmetro, essa combinação oferece um consumo de 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
Confira todas as versões e preços da Ram Rampage 2025:
- Big Horn 2.2 Diesel – R$ 229.990
- Rebel 2.2 Diesel – R$ 259.990
- Rebel 2.0 Gasolina – R$ 264.990
- Laramie 2.2 Diesel – R$ 272.990
- Laramie 2.0 Gasolina – R$ 277.990
- R/T 2.0 Gasolina – R$ 295.990
O motor 2.0 turbodiesel da Stellantis está presente no Brasil desde 2015 e é utilizado em diversos modelos, incluindo a Fiat Toro, que em algumas versões contará com uma nova atualização desse motor. Especula-se que essa mudança ocorra apenas nas versões Volcano e Ranch da Fiat Toro, já que a versão Ultra será movida por um motor flex após a reestilização.
De acordo com o site Auto Segredos, a produção do Jeep Commander 2.2 turbodiesel começará logo após as férias coletivas de fim de ano. O SUV de sete lugares continuará oferecendo a opção a diesel, mas apenas na versão Overland.
Embora o motor 2.2 turbodiesel utilizado no Jeep Commander seja o mesmo presente na Ducato, ele não é o mesmo que foi lançado na Rampage. O motor da Titano gera 180 cv e 40,8 kgfm de torque, com opções de câmbio manual ou automático de seis marchas. Já a Rampage com o 2.2 turbodiesel tem 200 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas.
Atualmente, a Fiat Titano é produzida em Montevidéu, no Uruguai, através do processo CKD. No entanto, com o investimento de R$ 2 bilhões anunciado pela Stellantis na fábrica de Córdoba, na Argentina, a picape será fabricada no país vizinho. Ela passará a contar com o motor 2.2 Turbodiesel e terá o câmbio automático de seis marchas substituído por uma versão de oito marchas.
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