Conforme previsto, o lançamento do Fiat Pulse e do Fastback está programado para novembro. Esses SUVs serão os primeiros veículos do grupo Stellantist no Brasil, a utilizar o sistema híbrido-leve que combina o motor Turbo 200 com um componente elétrico substituindo o alternador e o motor de partida.
Segundo o site Auto industria, que contastou algumas concessionárias, e segundo revendedores a Fiat manterá motor 1.0 a combustão só nas versões de entrada do Pulse e Fastback terão motor a combustão somente nas versões de entrada. Essa informação foi passada pela marca aos vendedores durante o treinamento para para o início de comercialização dos SUVs com os motores híbridos leves.
A Stellantis já avisou que o processo de eliminação total de motores exclusivamente a combustão, levará ainda bons anos pela frente, mesmo com os aguardados índices futuros de eficiência energética e emissões.
Inicialmente, o sistema híbrido do Pulse e Fastback será acoplado ao motor 1.0 turbo, oferecendo até 130 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgf.m a 1.700 rpm, junto a uma transmissão automática de 7 marchas. O sistema Bio-Hybrid, nessa configuração, poderá aumentar a potência e o torque do motor. Nessa versão, ele usa uma bateria de íons de lítio de 12 Volts, funcionando em paralelo com o sistema elétrico padrão.
Além disso, a nova linha de motores do Pulse e Fastback também inclui opções flex de alta eficiência e baixas emissões, que podem incorporar tecnologias híbridas. Isso permite uma economia de combustível que varia entre 10% e 20%.
A Fiat também define esse sistema como “híbrido leve”, já que conta com um pequeno gerador elétrico, que atua como alternador, para carregar uma bateria auxiliar com menos de 1 kWh. Este sistema pode ser encontrado em versões de 12, 48 ou até 380 e 400 Volts, recarregável por meio de um sistema de regeneração de energia.
Outro sistema disponível é a plataforma e-DCT de 48 Volts, equipada com dois motores elétricos. Já a terceira solução é a plataforma híbrida plug-in, que opera com um sistema elétrico de 380 Volts, recarregável durante as desacelerações.
Os modelos exclusivamente elétricos serão lançados por último, impulsionados por um motor elétrico de alta tensão e alimentados por uma bateria de 400 Volts, que pode ser recarregada por regeneração de energia ou por um sistema plug-in.
Confira outras notícias sobre o Fiat Pulse e Fastback híbrido 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.