A BYD tem planos ambiciosos para exportar carros elétricos e híbridos plug-in para o mercado internacional. A expectativa é que, em breve, a empresa chinesa conte com uma frota de oito navios para realizar esse transporte. O primeiro deles já chegou ao Brasil, trazendo milhares de carros da marca.
No início de junho, a empresa recebeu seu primeiro navio próprio no porto de Suape (PE), vindo da China, com um carregamento de 5.459 veículos. O navio Explorer 1 trouxe os modelos Dolphin Mini, Seal, Song Pro e King.
O segundo navio da BYD, chamado Hefei, nome da capital da província de Anhui, onde a empresa possui uma fábrica, já está pronto. Construído pelo estaleiro Guangzhou Shipyard International, ele tem capacidade para transportar até 7 mil veículos.
Apesar de estar pronto para operar, o navio ainda passará por testes de desempenho e segurança. Com 199,9 metros de comprimento, sua velocidade máxima é de 34 km/h (ou 18,5 nós), e, como mencionado, pode carregar até 7 mil carros por viagem.
Com o aumento das exportações e o custo crescente com o aluguel de navios, a empresa chinesa adotou uma estratégia semelhante à de outras marcas, como a Hyundai.
Em 2001, a montadora sul-coreana criou sua própria operadora logística, a Hyundai Glovis, o que impulsionou suas vendas. Atualmente, a Hyundai Glovis possui uma frota de 96 navios, dos quais 60 são destinados ao transporte de automóveis e 36 para contêineres.
Seguindo esse exemplo, a BYD, em 2021, encomendou a construção de quatro navios RoRo, especializados no transporte de veículos, ao custo de aproximadamente US$ 64 milhões (R$ 350 milhões) cada um.
Posteriormente, a empresa solicitou mais quatro, com capacidade para transportar 9.500 carros, garantindo assim o atendimento de sua crescente demanda internacional.
Confira outras notícias sobre a BYD, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.