A picape híbrida plug-in BYD Shark está prestes a ser lançada no Brasil e já vem sendo exibida em algumas concessionárias da marca pelo país. O influenciador Felipe Fera mostrou o veículo na Carbel BYD, em Belo Horizonte, e ela também foi vista em lojas da marca no Nordeste.
A expectativa é que o lançamento oficial da picape no mercado brasileiro aconteça em outubro, conforme já informado pelo Fipe Carros. A BYD Shark, que foi apresentada inicialmente na Cidade do México, já teve suas patentes registradas no Brasil pelo INPI. A meta da marca é disputar espaço no segmento de picapes médias, competindo com modelos como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Além disso, a BYD considera a possibilidade de produção local da picape no futuro. Inicialmente, ela será importada da China, mas há planos para fabricá-la no polo industrial de Camaçari, na Bahia, onde funcionava a antiga fábrica da Ford. A proposta da Shark é oferecer desempenho eletrificado aliado a um alto nível de tecnologia.
A BYD Shark é maior do que as picapes médias que estão atualmente no mercado brasileiro, como a Toyota Hilux, a Ford Ranger e a Chevrolet S10. Ele tem 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e um entre-eixos de 3.260 mm.
Além disso, a picape possui boas capacidades de carga: pode transportar até 835 kg, rebocar até 2.500 kg e tem uma capacidade de carga útil de 1.450 litros. A BYD Shark se destaca por ser robusta, mesmo que sua capacidade de carga seja menor em comparação com outras picapes médias no Brasil, como a Toyota Hilux e a Chevrolet S10, que suportam até 1.000 kg.
Ela vem equipada com suspensão independente e tração elétrica nas quatro rodas, acionada por dois motores. Sua estrutura utiliza 54% de aço de alta resistência e é construída sobre a plataforma DMO (Dual Mode Off Road). Em termos de recursos, a Shark oferece seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de navegação inteligente (ICC) e alerta de colisão frontal (FCW), entre outros itens de segurança e conveniência.
A BYD Shark conta com um sistema híbrido plug-in que combina um motor a gasolina de 192 cv com dois motores elétricos, posicionados em cada eixo. Juntos, eles entregam uma potência total superior a 430 cv. A picape é construída sobre uma plataforma de chassi semelhante à dos SUVs off-road Fangchengbao.
No quesito desempenho, a BYD Shark impressiona: ela vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, deixando muitos concorrentes para trás. Sua autonomia total, de acordo com o ciclo NEDC, é de 840 km.
Quando está em modo totalmente elétrico, a picape pode rodar até 100 km. A bateria blade, com capacidade de 29,6 kWh, oferece carregamento rápido, indo de 30% a 80% em apenas 20 minutos.
Confira outras notícias sobre o BYD Shark 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.