O Jeep Avenger está sendo considerado como uma possível substituição do Renegade, ou até mesmo para coexistir com ele. Ainda não há uma decisão definitiva sobre isso, e a mudança pode ocorrer em alguns mercados, mas não em outros.
No Brasil, o Jeep Avenger será produzido na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), que já fabrica o C3 Hatch, o C3 Aircross e o Basalt. A produção do Basalt começou no dia 17, conforme noticiado pelo Fipe Carros. O novo SUV de entrada da Jeep está previsto para chegar ao mercado brasileiro na metade de 2026. Dentro da empresa, ele é conhecido como Projeto 516.
A fábrica de Porto Real terminou um ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões, iniciado em 2011 e concluído em 2024, com a produção do modelo Basalto. Para os próximos anos, está previsto investir mais R$ 3 bilhões no Rio de Janeiro até 2030. Parte desse valor será destinado para equipar os veículos fabricados lá com o sistema Bio-Hybrid.
“Estamos empolgados em dar início à produção do Novo Basalt, um produto incrível e significativo para a Citroën. Além disso, celebramos um futuro promissor para nossa fábrica no Rio de Janeiro, que começará um novo ciclo de investimentos e fortalecerá nossa capacidade de trabalhar com várias marcas”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Sobre o visual, o Jeep Avenger se destaca bastante dos outros modelos da marca, apresentando uma aparência mais robusta. No entanto, ainda conserva as tradicionais sete fendas na frente. Com influências do design francês, o formato é mais quadrado, parecido com o Renegade. Na frente, o para-choque combina a parte superior na cor da carroceria com a parte inferior em preto.
O Jeep Avenger é um modelo mais compacto em comparação com o Renegade. O Avenger mede 4,08 metros de comprimento, enquanto o Renegade tem 4,27 metros. Em termos de largura, o Avenger possui 1,78 metros, 1,53 metros de altura e um entre-eixos de 2,56 metros.
Já o Renegade tem 1,80 metros de largura, 1,70 metros de altura e um entre-eixos de 2,57 metros. Apesar dessas diferenças, o porta-malas do Avenger é mais espaçoso, com capacidade para 380 litros, enquanto o Renegade oferece 320 litros.
No Brasil, espera-se que o modelo seja produzido com base na plataforma Bio-Hybrid, que foi revelada em agosto do ano passado. Essa tecnologia é mais simples e é classificada como micro-híbrida (ou híbrida leve). A Stellantis deve adotar essa tecnologia nos motores 1.0 turbo e 1.3 turbo da marca.
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