Mais um SUV compacto chega ao mercado nacional, e já surge a dúvida: BYD Yuan Pro ou o Volkswagen T-Cross, líder do segmento? Parece que esse mercado vai ficar ainda mais competitivo, já que os veículos chineses estão ganhando espaço. O BYD Yuan Pro foi recém-lançado, com preço de R$ 182.800, tornando-se o SUV elétrico mais acessível do Brasil.
Mas por que compará-lo com um carro a combustão? Não seria mais adequado compará-lo com outros elétricos, como o Peugeot e-2008, Volvo EX30 ou Neta X? A verdade é que, considerando suas dimensões e preço, o BYD Yuan Pro pode ser uma ameaça até para SUVs a combustão. Se você está em dúvida entre um SUV elétrico ou o consagrado Volkswagen T-Cross, líder de vendas, vamos te ajudar com este artigo.
Principais tópicos
BYD Yuan Pro ou Volkswagen T-Cross: Preços
O BYD Yuan Pro chegou ao Brasil com um preço inicial de R$ 182.800. Por outro lado, o Volkswagen T-Cross, com seu novo design, está disponível em três versões: a 200 TSI AT por R$ 146.690, a Comfortline 200 TSI AT por R$ 164.690 e a Highline 250 TSI, que custa R$ 180.690. Na minha opinião, essa última será a principal concorrente do modelo chinês, pois os preços são muito próximos.
No entanto, o BYD Yuan Pro pode acabar diminuindo as vendas do T-Cross, especialmente entre compradores individuais. O T-Cross tem boas vendas através de canais de vendas diretas, como mostram outras máterias do Fipe carros, com descontos que chegaram a R$ 37 mil em agosto, principalmente na versão Highline.
Porém, com o preço do Yuan Pro dentro do limite de R$ 200 mil para isenção integral do IPI, é possível que ele também comece a ser oferecido nesse tipo de venda. Outros modelos da BYD, como o Dolphin Mini, já estão sendo vendidos dessa forma.
Dimensões e porta-malas
O Yuan Pro tem dimensões parecidas com as de um SUV compacto: mede 4,31 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,67 metros de altura e tem um entre-eixos de 2,62 metros.
Um dos pontos fracos do modelo é o porta-malas, que tem apenas 265 litros de capacidade. Isso é significativamente menor do que o espaço oferecido por hatches como o Chevrolet Onix, o Fiat Argo e o Volkswagen Polo, que têm capacidades próximas a 300 litros.
Em contraste, o Volkswagen T-Cross é um pouco menor em comprimento, com 4,199 metros, e tem uma largura de 1,76 metros e altura de 1,568 metros, com um entre-eixos de 2,651 metros. No entanto, o porta-malas do T-Cross é bastante espaçoso, com 373 litros, superando o do Yuan Pro em mais de 100 litros, o que faz com que o T-Cross se destaque nesse aspecto.
Motorização e desempenho
Vamos comparar dois modelos: um elétrico e outro a combustão. Nesse aspecto, o chinês se destaca. O BYD Yuan Pro 2025 é equipado com um motor elétrico síncrono de ímãs permanentes que entrega 177 cv de potência e 29,5 kgfm de torque.
Sua bateria de 45 kWh garante uma autonomia de 401 km conforme o ciclo chinês (CLTC). No entanto, no Brasil, essa autonomia é ajustada para 250 km devido aos padrões mais rigorosos do Inmetro.
O desempenho do SUV é notável, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Além disso, ele pode ser carregado tanto em corrente contínua (DC) para recarga rápida (até 60 kW) quanto em corrente alternada (AC) para recarga mais lenta (6,6 kW).
Vamos agora comparar com a motorização da versão Highline 250 TSI do Volkswagen T-Cross, que possui um motor 1.4 TSI de 4 cilindros, com 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgf.m de torque. Apesar de ficar atrás do chinês em desempenho, o T-Cross não fica muito atrás no 0 a 100 km/h, completando a prova em 8,6 segundos com etanol e 8,8 segundos com gasolina.
De acordo com o INmetro, o consumo urbano do Volkswagen T-Cross é de 7,7 km/l com etanol e 11,0 km/l com gasolina. Na estrada, a eficiência melhora, com uma média de 9,3 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina.
Equipamentos, quem leva vantagem?
Os dois SUVs são bastante semelhantes nesse aspecto, mas o BYD Yuan Pro 2025 se destaca um pouco mais por conta de alguns recursos tecnológicos. O modelo chinês vem equipado com um painel LCD de 8,8 polegadas, carregamento sem fio para celular, ajustes elétricos do banco do motorista em 6 direções e do banco do passageiro em 4 direções.
Além disso, oferece freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tela flutuante de 12,8 polegadas com suporte para Apple CarPlay e Android Auto, câmera de 360 graus, GPS integrado e um sistema de som com 6 alto-falantes.
Por outro lado, o Volkswagen T-Cross possui um sistema multimídia “VW Play” com uma tela de 10,1 polegadas em HD+, APP-connect para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, rádio, Bluetooth, leitor de MP3, APP “Meu VW” pré-instalado, além de um car menu e 6 alto-falantes.
Também conta com airbags frontais, laterais e de cortina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de Frenagem Automática pós-colisão, detector de fadiga do motorista, sistema “Start & Stop”, painel digital de 10,25 polegadas, carregamento sem fio para celular e câmera de ré.
Conclusão
Escolher entre o BYD Yuan Pro e o Volkswagen T-Cross pode ser tarefa difícil, mas vou ser direto. Se focarmos apenas na versão topo de linha do T-Cross, a Highline 250 TSI, a decisão fica mais complicada ainda. De um lado, temos um elétrico com desempenho superior e autonomia de 250 km apenas no modo elétrico, além de uma lista extensa de recursos tecnológicos.
Do outro, está o SUV alemão, conhecido pela sua qualidade e excelente reputação no mercado nacional, sendo o líder absoluto do segmento e com fortes vendas diretas. Não vou entrar em detalhes sobre o design, mas, considerando que a diferença de preço é apenas R$ 2.110,00, eu optaria pelo chinês. E vocês, qual escolheriam?
Confira outras notícias sobre o BYD Yuan Pro ou Volkswagen T-Cross, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.