A BYD lançou o novo Yuan Pro no Brasil, e o SUV elétrico chinês chega para desafiar modelos a combustão como o Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Honda HR-V. Mas por que ele deve incomodar tanto, sendo um veículo elétrico que, teoricamente, compete com modelos como o Volvo EX30 e Peugeot e-2008?
A resposta está no seu preço altamente competitivo. O Yuan Pro é oferecido em uma única versão, com valor de R$ 182.800, tornando-se uma opção atrativa no mercado. O BYD Yuan Pro é agora o SUV elétrico mais barato do Brasil.
O Yuan Pro tem medidas muito semelhantes às de um SUV compacto, com 4,31 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,67 metros de altura e um entre-eixos de 2,62 metros. Em comparação, o Volkswagen T-Cross possui 4,199 metros de comprimento, 1,76 metros de largura, 1,568 metros de altura e um entre-eixos de 2,651 metros.
As vendas tiveram início no dia 29 de agosto, em regime de pré-venda. Quem adquirir o SUV elétrico durante esse período ganhará um ano de seguro grátis, oferecido pela Porto Seguro, e também receberá um carregador wallbox. No entanto, ainda não foram divulgadas informações detalhadas sobre o seguro, como as coberturas e o valor da franquia em caso de algum incidente.
O BYD Yuan Pro também estará disponível por meio de um programa de assinaturas, oferecendo planos de 48 meses, com mensalidades de R$ 4.480 e uma quilometragem mensal de até 1.000 km.
Sob o capô do BYD Yuan Pro 2025 está um motor elétrico síncrono de ímãs permanentes, que gera 177 cavalos de potência e 29,5 kgfm de torque. A bateria de 45 kWh promete uma autonomia de 401 km segundo o ciclo chinês (CLTC). Entretanto, no Brasil, essa autonomia foi ajustada para 250 km, devido aos critérios mais rigorosos do Inmetro.
Quanto ao desempenho, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Além disso, pode ser recarregado tanto em corrente contínua (DC) para carregamento rápido (até 60 kW), quanto em corrente alternada (AC) para carregamento lento (6,6 kW).
No interior, o BYD Yuan Pro 2025 traz os equipamentos já comuns nos veículos da marca chinesa, como a central multimídia giratória de 12,8 polegadas com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, seis alto-falantes, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e freio de estacionamento eletrônico, entre outros itens.
O acabamento é composto em grande parte por plástico rígido, mas há detalhes com materiais macios ao toque, e os assentos são revestidos com um material que imita couro. O porta-malas oferece 265 litros de espaço, o que pode ser considerado uma desvantagem em comparação aos concorrentes.
Confira outras notícias sobre o BYD Yuan Pro 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.