Após a apresentação do Fiat Grande Panda em 11 de julho de 2024, sua produção foi oficialmente iniciada na cidade de Kragujevac, na Sérvia. Este hatch será o primeiro de uma nova família de veículos, que incluirá os substitutos para o Pulse, Fastback, Strada e, principalmente, o novo Argo que está por vir.
A comercialização está prevista para ocorrer até o final do ano, abrangendo tanto a versão elétrica quanto a micro-híbrida. O Grande Panda apresenta uma estética que combina características do Panda dos anos 80 com toques contemporâneos, exibindo uma aparência robusta e estruturada, típica do design italiano.
A dianteira exibe linhas ortogonais que envolvem a grande grade frontal, conferindo-lhe uma forma totalmente quadrada. Além disso, os faróis de circulação diurna são compostos por pixels horizontais dispostos em um padrão xadrez.
Principais tópicos
O Fiat Grande Panda oferecerá preços competitivos na Europa. A versão híbrida terá um custo de 19.000 euros (R$ 114.900), enquanto a versão elétrica será vendida por 24.900 euros (R$ 150.580). Vale destacar que o Fiat Grande Panda é baseado na plataforma Stellantis Smart Car.
Essa plataforma promete não apenas um bom custo-benefício para o hatch, mas também para toda a família de veículos que está por vir. Embora o Grande Panda não tenha chegado ao mercado nacional, ele desempenhará um papel importante para o Brasil, uma vez que servirá como base para a próxima geração do Fiat Argo.
Motorização do Fiat Grande Panda
Até 2026, o Fiat Grande Panda, que está previsto para ser a próxima geração do Fiat Argo, contará com os motores já conhecidos por aqui. O modelo terá o 1.0 Firefly, que entrega 75 cv (Etanol) e 71 cv (Gasolina), com um torque máximo de 10,7 kgf.m (Etanol) e 10,0 kgf.m (Gasolina).
Além disso, estará disponível o motor 1.3 Firefly, com opção de transmissão manual ou CVT, oferecendo 109 cv (E) e 98 cv (G). Seu torque máximo será de 13,7 kgf.m (E) e 13,2 kgf.m (G).
Finalmente, o novo Argo estará equipado com o conhecido motor 1.0 Turbo 200, que é capaz de gerar 125 cv a 5.750 rpm no uso de gasolina e 130 cv a 5.750 rpm no uso de etanol. O torque será de 20,4 kgf.m a 1.700 rpm tanto com gasolina quanto com etanol. Este motor funcionará em conjunto com o sistema micro-híbrido de 12V (automático), ambos sendo flexíveis.
Na Europa, espera-se o lançamento de uma versão elétrica com 113 cv, enquanto outra opção inclui um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv.
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