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Fiat Grande Panda é revelado e pode substituir Mobi e Argo no Brasil

Com elementos visuais inspirados no panda dos anos 1980, o Fiat Grande Panda também apresenta traços futuristas.

O Fiat Grande Panda representa a quarta geração do Panda para o mercado europeu. Recentemente, a marca italiana revelou as primeiras imagens oficiais do modelo, indicando que seu lançamento está próximo.

Este hatch, que se assemelha ao Uno na Europa, é fruto do projeto F1H, antecipando uma nova linha de veículos. Há indícios de que essa nova família pode substituir tanto o Mobi quanto o Argo simultaneamente no mercado nacional.

Fiat Grande Panda
Foto: Divulgação

O Fiat Grande Panda faz parte do segmento B. Este hatch foi projetado no Centro Stile em Turim, Itália, e terá a mesma estrutura monobloco compartilhada com o Citroën C3. Com um comprimento de 3,99 metros, largura de aproximadamente 1,75 metros e entre-eixos de 2,54 metros.

O Grande Panda apresenta uma estética que combina características do Panda dos anos 80 com toques contemporâneos, exibindo uma aparência robusta e estruturada, típica do design italiano.

A dianteira exibe linhas ortogonais que envolvem a grande grade frontal, conferindo-lhe uma forma totalmente quadrada. Além disso, os faróis de circulação diurna são compostos por pixels horizontais dispostos em um padrão xadrez.

Fiat Grande Panda
Foto: Divulgação

Na parte traseira, encontramos elementos visuais mais atualizados. Destacam-se as rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas. O interior do carro só será revelado no dia 11 de julho, ocasião em que a Fiat celebrará seus 125 anos.

Conheça a motorização do Fiat Grande Panda

Até 2026, o Fiat Grande Panda, que está previsto para ser a próxima geração do Fiat Argo, contará com os motores já conhecidos por aqui. O modelo terá o 1.0 Firefly, que entrega 75 cv (Etanol) e 71 cv (Gasolina), com um torque máximo de 10,7 kgf.m (Etanol) e 10,0 kgf.m (Gasolina).

Além disso, estará disponível o motor 1.3 Firefly, com opção de transmissão manual ou CVT, oferecendo 109 cv (E) e 98 cv (G). Seu torque máximo será de 13,7 kgf.m (E) e 13,2 kgf.m (G).

Finalmente, o novo Argo estará equipado com o conhecido motor 1.0 Turbo 200, que é capaz de gerar 125 cv a 5.750 rpm no uso de gasolina e 130 cv a 5.750 rpm no uso de etanol. O torque será de 20,4 kgf.m a 1.700 rpm tanto com gasolina quanto com etanol. Este motor funcionará em conjunto com o sistema micro-híbrido de 12V (automático), ambos sendo flexíveis.

Na Europa, espera-se o lançamento de uma versão elétrica com 113 cv, enquanto outra opção inclui um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv.

Fiat Grande Panda
Foto: Divulgação

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Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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