A JAC Motors, uma fabricante de automóveis chinesa apoiada pela Volkswagen, já está produzindo em massa o seu primeiro veículo elétrico (EV) equipado com uma bateria de sódio sem lítio, através de sua nova marca Yiwei. Esta evolução, que promete remodelar as perspectivas de adoção em massa de veículos elétricos, está programada para chegar ao mercado em janeiro de 2024.
As baterias de sódio, embora menos densas em energia comparadas às suas contrapartes de lítio, se destacam por seu custo mais baixo, abundância de matéria-prima e desempenho superior em condições de frio intenso. Este lançamento não é apenas um marco para a JAC Motors, mas também um passo significativo para a indústria automotiva global, sinalizando uma nova era de inovações tecnológicas e sustentabilidade.
Em 2020, a Volkswagen fez um movimento sem precedentes ao adquirir 50% da Anhui Jianghuai Automobile Group Holdings (JAG), a empresa-mãe da JAC. Esta aquisição conferiu à Volkswagen um controle significativo tanto na JAC quanto na JAG. Com o governo chinês possuindo a outra metade da JAG, essa parceria se torna um dos mais interessantes arranjos da indústria automotiva. O lançamento do JAC Yiwei EV simboliza não apenas um avanço tecnológico, mas também a força dessa união entre a expertise alemã e a inovação chinesa.
Especificações do JAC Yiwei EV
O Yiwei EV, uma inovação da JAC Motors, destaca-se não apenas pela sua tecnologia pioneira de bateria, mas também pelo seu design e especificações impressionantes. Este modelo parece ser uma versão reestilizada do Sehol E10X hatchback, revelando a adaptabilidade e a visão estratégica da JAC em sua linha de veículos.
Equipado com uma bateria de sódio-ion fornecida pela HiNA Battery, de Pequim, o Yiwei EV exibe uma capacidade de 25 kWh e densidade de energia de 120 Wh/kg, oferecendo uma autonomia de até 252 km por carga. Além disso, a tecnologia de carregamento rápido do veículo permite carregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos, tornando-o não apenas eficiente, mas também conveniente para o uso diário. A incorporação da inovadora estrutura modular UE (Unitized Encapsulation), semelhante aos designs CTP da CATL e Blade da BYD, reforça a estabilidade e o desempenho do veículo, destacando o compromisso da JAC com a qualidade e a inovação.
Vantagens e potencial da bateria de sódio
A adoção da bateria de sódio pela JAC Motors no Yiwei EV é uma escolha estratégica, tendo em vista suas diversas vantagens em comparação com as tradicionais baterias de lítio. O sódio é um material mais abundante e de menor custo, o que torna essa tecnologia uma solução economicamente viável para a popularização dos veículos elétricos. Além disso, as baterias de sódio apresentam um desempenho superior em temperaturas baixas, um benefício significativo em diversas regiões do mundo.
Embora apresentem menor densidade energética, estas baterias são vistas como complementares às baterias LFP (fosfato de ferro e lítio), desempenhando um papel importante na diversificação da tecnologia de baterias. O presidente da Yiwei, Xia Shunli, enfatizou que as baterias de sódio se tornarão um tipo importante de bateria, complementando as LFP e promovendo a popularização dos veículos elétricos em massa. Na China, muitos fabricantes de automóveis estão avançando no desenvolvimento de baterias de sódio, com a BYD anunciando recentemente uma planta de bateria de sódio de 30 GWh em Xuzhou, em parceria com a gigante dos triciclos Huaihai Group.
Opinião do editor
A introdução das baterias de sódio em veículos elétricos, exemplificada pelo Yiwei EV da JAC Motors, representa um avanço com várias vantagens. Em primeiro lugar, o custo mais baixo e a abundância de sódio tornam essa tecnologia uma alternativa mais acessível e sustentável em comparação com as baterias de lítio. Além disso, seu desempenho superior em condições de frio aumenta a viabilidade dos EVs em diversas regiões climáticas.
No entanto, é importante notar que as baterias de sódio têm uma densidade energética menor, o que pode limitar a autonomia dos veículos. Apesar disso, a tecnologia de sódio é ideal para aplicações específicas, como veículos de entrada, armazenamento de energia estacionária e bicicletas elétricas. A estratégia de diversificação de baterias, adotada por fabricantes como a JAC, BYD e CATL, sugere um futuro automotivo mais flexível e adaptado a diferentes necessidades e orçamentos.