Variedades

Fimose em bebês: é comum, mas é preciso cuidar

Quase todos os pais e mães de menino, em algum momento, já tiveram a mesma dúvida: a pele que recobre o pênis do bebê é normal? A resposta é sim. Essa é a pele do prepúcio, que recobre a cabeça do pênis e todos os bebês do sexo masculino nascem com essa fimose, chamada de fisiológica, como explica o pediatra Derli Gouvêa, do Hapvida Saúde.

“Esta fimose não deve preocupar os pais, a não ser que dificulte o ato de urinar, pois pode levar a uma infecção”, ressalta o médico. Mas o especialista também alerta: “Assaduras podem levar a infecções da pele que recobre o pênis e gerar cicatrizes, que retraem a pele e fazem com que o orifício do prepúcio fique mais estreito, gerando ou agravando uma fimose”, destaca.

A fimose não é caracterizada pela pele que recobre a glande do pênis, mas sim pela existência de uma espécie de anel de fibrose que aperta a extremidade e impossibilita a pele de ser retraída para higiene do membro. O pediatra também explica que, até os 3 anos de idade, cerca de 90% dos meninos já conseguem expor sozinhos a glande e retrair o prepúcio.

Infecções e cirurgia

Quando, mesmo passados os anos iniciais da infância, a pele não se retrai, ou seja, a fimose fisiológica não some – havendo o risco de várias infecções. O especialista aponta que as mais conhecidas são as infecções urinárias repetidas; as infecções frequentes da pele do prepúcio, conhecidas como balanopostites; as parafimoses, quando a glande é exteriorizada e não consegue voltar mais à posição normal, o que causa inchaço, muita dor e o ato de urinar se torna doloroso pelo estreitamento do prepúcio.

Para todos esses casos, a cirurgia é indicada, pois, segundo o pediatra, o procedimento permite a higiene adequada do pênis, um futuro relacionamento sexual sem dor, a redução do risco de doenças venéreas e de câncer de pênis, entre outros benefícios.

O pós-cirúrgico, normalmente, é considerado tranquilo, mas necessita de repouso por cerca de 10 dias, além do cumprimento de todas as indicações dadas pelo cirurgião. É também comum que os meninos sintam desconforto após a cirurgia, devido à maior exposição da ponta do pênis, que fica sem a pele e, por isso, mais sensível, o que desaparece com o tempo. “Após a queda dos pontos e o desaparecimento do inchaço, o menino pode voltar às atividades de costume, devendo evitar, até se sentir totalmente recuperado, andar de bicicleta e praticar outras atividades que possam causar contusões na área operada”, orienta o pediatra.

Após a infância

Apesar da cirurgia proporcionar a cura da fimose, há casos em que ela pode reaparecer, ou até mesmo, surgir pela primeira vez na adolescência e na fase adulta. Porém, a fimose nessas fases está relacionada aos hábitos de vida e a algumas doenças pré-existentes, como o diabetes e as repetidas infecções, causadas por uma higiene deficiente.

De acordo com o especialista, essas doenças levam ao estreitamento gradual do prepúcio e isso favorece o quadro de fimose. Por isso, mesmo quem já operou antes, deve ficar atento à higienização correta das partes íntimas, o que evita muitos outros problemas de saúde.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.