Destaques, Educação

Fies 2019 ofertará 100 mil vagas a juros zero

Estudantes podem concorrer às vagas remanescentes do Fies

Segundo decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (23), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverá ofertar 100 mil vagas a juros zero em 2019

Essa definição foi feita pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil, que é responsável por regulamentar esse programa do governo de ingresso no Ensino Superior. 

Apesar das informações sobre as vagas a juros zero, ainda não foi divulgada nenhuma informação referente ao calendário do Fies 2019.

Como funciona o Fies 2019 (Novo Fies)?

Anunciado em 2017, mas oficializado em 2018, o Novo Fies segue os mesmos moldes do antigo Fies, porém com algumas diferenças, entre elas, as três diferentes modalidades do programa, são elas:

  • Fies 1 

Quem poderá utilizar: Apenas alunos com renda per capita* familiar de até três salários mínimos

Taxa de juros: Não será cobrado taxa de juros.

  • Fies 2

Quem poderá utilizar: Alunos com renda familiar per capita* de até cinco salários mínimos e que estudem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Taxa de juros: Ataxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento.

  • Fies 3

Quem poderá utilizar: Voltado para alunos que tenham renda familiar per capita* de até cinco salários mínimos.

Taxa de juros: Ataxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento.

Opção ao Fies: Quero Bolsa

Quero Bolsa é o principal programa de inclusão para quem pretende ingressar no Ensino Superior. São milhares de outras opções em mais de 1300 instituições de ensino em todos os estados do País, com bolsas de estudo de até 70% de desconto, tanto para graduação quanto para pós-graduação.

Além disso, não é preciso passar por processo seletivo, ter feito Enem ou comprovar renda para garantir a sua bolsa de estudo. Assim, você pode conseguir uma mensalidade que cabe no seu bolso sem nenhum tipo de burocracia.

*Dados segundo o último edital do Fies, publicado em 2018.
**Renda per capita: esse valor é calculado a partir da divisão do valor total da renda familiar (soma da renda individual de cada membro da família) pelo número de moradores da residência
.

Texto de Isabela Giordan da Revista QB.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.