Agenda Cultural, Destaques

Festival cultural e gastronômico da Pipa chega a 14ª edição

Barraca da Neide - Surpresa da Neide

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural e Gastronômico da Pipa realiza, entre os dias 19 e 22 de setembro de 2018, a sua 14ª edição – sendo considerado o maior evento realizado no litoral.

A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos na “Cidade Gastronômica”, que será dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas, palestras, Concurso Gastronômico, palcos para shows, ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo.

Iniciando às ações oficiais do Festival, o Concurso Novos Talentos dará oportunidade a estudantes da área da gastronomia. Os participantes deverão se inscrever em duplas e preparar uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa com o ingrediente tema desta edição, o milho. Será feita a seleção de quatro preparações por categoria pela comissão organizadora do evento e profissionais da gastronomia. Os pratos selecionados serão apresentados durante o festival, com os 03 primeiros lugares recebendo premiação. As inscrições acontecem até o dia 23 de julho e as regras necessárias para a participação estão disponibilizadas na página oficial do evento.

carne de sol

“Pipa Privilege” – Carne de sol, Purê de Jerimum com Manga, Creme de Queijo Coalho e Farofa de Banana com Castanha de Caju.

O tradicional concurso gastronômico, onde participam algumas das melhores cozinhas das praias de Pipa e Tibau do Sul, este ano terá duração de aproximadamente um mês (de 25 de agosto a 22 de setembro), e os pratos irão compor mais uma vez o Guia Oficial do Concurso Gastronômico. Entre os estabelecimentos participantes estão: Hotel Sombra e Água Fresca, Spa da Alma, Pipa Privilege, Ponta do Madeiro, Ponta do Pirambu, Oca Toca, Pipa Lagoa, Espaço Lampião, MP Restaurante, Dall Italiano, Camarão da Fazenda, Casarão Restaurante, Chez Marília, Golfinho Restaurante e Bar, Restaurante Caxangá, Pauá Hotel Boutique, Golde’s Restaurante, Real de 14, Sunset Marinas, Creperia Marinas, Barraca da Neide, Kausai Cevicheria, e Quintal Restaurante e Tapiocaria.

Outra oportunidade para que a comunidade e os chefes locais possam participar do Festival são os concursos “Melhor Feijão da Pipa” onde membros da comunidade se inscrevem e apresentam o feijão para uma banca de jurados que faz a degustação as cegas e é premiado o primeiro lugar; e o “Concurso da Melhor Receita com Ostra”, uma parceria com o SEBRAE, que motiva os chefs locais a criarem receitas usando a ostra, produto cultivado localmente. Concurso também com premiação para o primeiro lugar.

E os deliciosos Festins acontecerão em três datas: No dia 31 de agosto – sexta-feira – no Hotel Pipa Lagoa, com o Chef Edu Rejala; no dia 14 de setembro – sexta-feira – no Hotel Toca da Coruja, com o chef Pablo Oazen; e no dia 21 de setembro – sexta-feira – no Hotel Ponta do Madeiro, com o chef Erik Nako. As reservas podem ser feitas nos hotéis participantes ou através do e-mail financeiro@festivaldapipa.com.br. O valor é de R$265,00 e inclui menu surpresa de quatro passos , música ambiente e a presença do chef convidado explicando cada passo dos pratos.

festival cultural e gastronomico da pipa 2018

O Festival conta anualmente com o envolvimento direto de mais de 300 profissionais do segmento, entre coordenação, apoio, restaurantes participantes e artistas, além de um número ainda maior de pessoas envolvidas de forma indireta.

O evento tem um compromisso com o progresso de Pipa, por meio da exibição das manifestações culturais de artistas locais e regionais, promovendo inclusão social e mostrando ao público visitante de outros países uma riqueza cultural que por si só já faz valer a pena a visita. Outro ponto a ser destacado é a grande importância para a economia do município, por atingir turistas de diversos estados e internacionais, buscando atender um consumidor exigente que sabe valorizar a combinação de lazer, excelente gastronomia, programação cultural e uma praia paradisíaca.

Venham conferir!

PROGRAMAÇÃO GERAL 2018

  • 24 de agosto – Sexta-feira: Abertura oficial do evento, Lançamento do Guia Gastronômico 2018 e início das vendas dos produtos do Festival.
    Locais: Estande na Praça do Pescador e Pórticos na entrada de Pipa e Tibau do Sul
  • 25 de agosto a 22 de setembro – Período do Concurso Gastronômico nos estabelecimentos participantes
  • 31 de agosto – Sexta-Feira – Festim com Chef Edu Rejala
    Local: Hotel Pipa Lagoa
    Informações: (84) 3246-4414
  • 14 de setembro – Sexta-Feira – Festim com Chef Pablo Oazen
    Local: Hotel Toca da Coruja
    Informações: (84) 3246-2226
  • 21 de setembro – Sexta-Feira – Festim com o chef Erik Nako.
    Local: Hotel Ponta do Madeiro
    Informações: (84) 3246-4220
  • 19 a 22 de setembro – 14º Festival Gastronômico da Pipa
    Local: Cidade Gastronômica – Avenida Baía dos Golfinhos (ao lado do estacionamento dos ônibus).

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.