Ciência

Fenômeno “lua azul” acontece nesta sexta-feira (31)

blue-moon
Foto: Wikimidia Commons

O último dia do mês de julho será palco de um fenômeno relativamente raro. A segunda Lua Cheia do mês, mais conhecida como Lua Azul, ocorrerá na próxima sexta-feira, 31 de julho. A última vez que uma lua azul apareceu foi em agosto de 2012. O fenômeno ocorre, em média, uma vez a cada dois anos e meio, e só deve se repetir em janeiro de 2018.

Apesar do nome, a lua não ficará em um tom azulado. A expressão “Lua Azul” tem sido usada há pelo menos 400 anos, mas não como sendo a segunda Lua Cheia do mês. Este significado nasceu de um erro ocorrido em 1946 e se tornou popular nos últimos 20 anos.

No entanto, a história mostra que a lua já apareceu em tons azulados, como em 1883 com a catastrófica erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, que lançou cinzas que se espalharam por toda a atmosfera terrestre. As cinzas, por sua vez, provocaram o efeito da lua azulada em boa parte das noites daquele ano.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.