Notícias

Febre chikungunya tem sintomas que podem se tornar irreversíveis

Nova enfermidade tem causado mobilização dos órgãos governamentais responsáveis pela saúde no país. A bola da vez é a chamada febre chikungunya, doença causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.

Tem grande semelhança com a dengue, além de ter, praticamente, todos os sintomas, esta é transmitida também pelo mesmo mosquito transmissor, no entanto, através da picada do Aedes aegypti infectado pelo vírus da febre e com sintomas, muitas vezes, irreversíveis, como é o caso de problemas nas articulações, a artrite e a artrose. A febre chikungunya é uma doença nova para a população brasileira, apesar de já existir há um tempo, em países situados na Ásia e na Europa, com o passar do tempo, passou a se espalhar nos Estados Unidos, México e, em seguida, na América Central.

Dores provocadas pela doença podem durar a vida toda

A dengue pode levar à morte, caso seja hemorrágica; já a febre chikungunya, apesar de não provocar a morte, pode gerar complicações e sequelas que ficam para a vida toda.

Em mais de 99% dos casos, em uma semana a dengue já está curada. Caso se trate de dengue hemorrágica, o paciente poderá ir a óbito. Já a chikungunya, a pessoa só tem uma vez e na grande maioria das vezes, de 90% a 95% dos casos, as articulações incham e doem, em média três semanas. Mas há casos, em torno de 5% a 10%, que tais sintomas podem durar de um a três anos. A grande preocupação, apesar de não haver mortalidade, é que o chikungunya maltrata muitos os pacientes, causando complicações e sequelas que ficam para toda a vida.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2014 foram registrados 1.364 novos casos da doença e encaminhados para a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, o órgão afirma não haver motivos para alarme, devido aos serviços de saúde e de vigilância sanitária estarem atentos, assim como os médicos, laboratórios e as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde vêm recebendo as devidas orientações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.