Destaques, RN

Fátima Bezerra lidera pesquisa FIERN/CERTUS para o Governo do Estado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Se as eleições fossem hoje, a senadora Fátima Bezerra, do PT, seria eleita como governadora do Rio Grande do Norte. É o que mostra a pesquisa FIERN/CERTUS divulgada neste domingo (06).

No cenário espontâneo da pesquisa, a senadora teve 5,89% das menções e foi seguida de perto por Carlos Eduardo Alves, do PDT, com 4,33%. Entre os entrevistados, 61,56% revelaram não saber ainda em quem votar, enquanto 22,34% afirmaram que não iriam votar em nenhum dos candidatos.

A petista também lidera a pesquisa estimulada com 25,6% dos votos. O ex-prefeito de Natal tem 14,54%. Geraldo Melo, do PSDB, aparece com 7,66%.

governo do rn pesquisa fiern certus 2018

Para o 2º turno, a pesquisa estimulada contou com 18 cenários, e Fátima Bezerra seria eleita em todos. Carlos Eduardo Alves ganharia de todos os candidatos, com exceção da senadora. Enquanto isso, o atual governador, Robinson Faria, do PSD, não seria eleito em nenhum dos cenários.

A pesquisa Fiern/Certus foi elaborada no período de 27 a 30 de abril, com 1.410 entrevistados, em sete regiões do Rio Grande do Norte, 40 municípios e com margem de erro de 3% para mais ou para menos.

VOTO CASADO: Governador X Presidente

Quando questionado o voto casado de Governador e Presidente, entre os eleitores de Fátima Bezerra 18,39% votam em Fátima e Candidato do PT, 16,14% Fátima e Ciro e 10,76% Fátima e Marina Silva.

Entre os que dizem votar em Carlos Eduardo, o voto casado fica 11,27% Carlos e Marina Silva, de 8,45% Carlos com Ciro Gomes e 8,45% também no voto casado em Carlos e Candidato do PT.

Dados da pesquisa

O perfil do entrevistado foi de 46,24% de homens e 53,76% de mulheres – com todos a partir dos 16 anos. O Sistema FIERN informou ainda que a pesquisa completa vai estar disponível a partir do meio dia no site da Federação. O resultado da pesquisa Retratos da Sociedade Potiguar está registrado na Justiça Eleitoral sob os números RN-01096/2018 e BR-08786/2018.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.