Notícias

Farmácias de todo Brasil já podem aplicar vacinas

Em meio ao alerta sobre o risco de retorno de algumas doenças e do baixo índice na cobertura vacinal de crianças no país, em São Paulo, farmácias e drogarias vão passar a integrar a rede de locais para vacinação. A novidade foi divulgada no início do mês e, com esta medida, os paulistas terão mais uma opção de atendimento que amplia o acesso à vacinação.

Foi uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e a Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma) que viabilizou o projeto. Em seguida o Ministério da Saúde aprovou e será o responsável por coordenar o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), liberando o licenciamento sanitário dos serviços de vacinação nessas unidades.

A capital já conta com a lei municipal nº 16.739/2017 que regulamenta a vacinação nesses estabelecimentos. As farmácias e drogarias interessadas em aplicar vacinas terão que se inscrever para buscar o licenciamento. Diferente do que muitos pensam, essa não é uma novidade exclusiva da capital paulista. No final de 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a resolução que permite que qualquer estabelecimento de saúde faça vacinações.

Em nota, a Anvisa informou que a norma dá ao setor regulado mais clareza e segurança jurídica quanto aos requisitos que devem ser seguidos em todo o território nacional. Além disso, as vigilâncias sanitárias das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde poderão exercer a fiscalização a partir de norma mais objetiva e uniforme. Ainda segundo a Anvisa, deve haver uma identificação clara dos locais que oferecem a vacinação de acordo com os requisitos de qualidade e segurança exigidos.

As regras para que um estabelecimento possa aplicar vacinas é rigorosa e entre elas se encontram: em cada local é obrigatório a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar as doses de imunização. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade.

Na opinião da farmacêutica Lorena Souza da Silva, essa é uma decisão muito importante, pois será um ganho para a população e, consequentemente, para a saúde em geral. “A vacinação nas farmácias é de extrema importância. Os postos saúde existem em menor quantidade, o que ocasiona, muitas vezes, filas que desestimulam a população. Logo, sendo realizada a vacinação em farmácias, o acesso a esse serviço será mais fácil”, assegurou a docente na área da Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica.

Para Lorena, o projeto de São Paulo vai evitar que doenças que já se encontram erradicadas apareçam novamente, além de prevenir outras patologias. “As farmácias estão distribuídas em toda região, isso facilita o acesso da população, sem falar que as orientações ofertadas pelos profissionais farmacêuticos são bastante relevantes para o esclarecimento das pessoas”, defende.

Mesmo a medida sendo considerada um grande avanço na opinião dos especialistas, alguns cuidados devem ser levados em consideração. “É necessário que a farmácia disponha de uma sala contendo todo material que será utilizado, o profissional farmacêutico que irá administrar deve estar utilizando os equipamentos de proteção individual, devendo ser guiado por um procedimento operacional padrão para administração de vacinas. E o farmacêutico deverá fazer a orientação adequada e esclarecer todas as possíveis dúvidas do indivíduo”, pontuou.

Saiba como se proteger de epidemias que voltaram a ameaçar o pais:

  1. Sarampo

Como a vacina deve ser tomada – A primeira dose aos 12 meses de vida e, a segunda, aos 15 meses.

Adultos devem se vacinar? – Sim. Quem não tomou as duas doses na infância deve tomá-las agora, com intervalo mínimo de um mês. Quem tem 49 anos ou mais não precisa.

  1. Poliomielite

Como a vacina deve ser tomada? – Em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Há reforços aos 15 meses e aos 4 anos. Todas as crianças de até 5 anos devem estar vacinadas

Adultos devem se vacinar? – Não é necessário.

  1. Difteria

Como a vacina deve ser tomada? – A vacina pentavalente é dada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Há reforços aos 15 meses e aos 4 anos.

Adultos devem se vacinar? – Sim. Quem não se vacinou na infância deve completar o esquema, pelo SUS. E grávidas devem tomar uma dose a partir da 20ª semana de gestação, também disponibilizada na rede pública.

  1. Hepatite A

Como a vacina deve ser tomada? – Uma dose aos 15 meses de vida

Adultos devem se vacinar? – Sim, em dose única em qualquer momento da vida

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.