Notícias

Falta de profissionais provoca superlotação nas maternidades do RN

Situação foi agravada no último final de semana

A falta de profissionais nas maternidades do Rio Grande do Norte está deixando as mulheres que necessitam desse tipo de atendimento em uma situação de vulnerabilidade. Na última sexta-feira (07), a maternidade Divino Amor, localizada em Parnamirim, ficou sem nenhum médico obstetra na escala do plantão diurno e noturno, e as pacientes precisaram ser transferidas para outros hospitais do estado.

Uma denúncia feita pela professora Nilda – ex-vereadora do município, ganhou proporção nas redes sociais:

Além de atingir em cheio a população que necessita de atendimento, a falta de profissionais na Divino Amor acaba respingando diretamente nas unidades que estão localizadas em outros municípios do RN e que também estão enfrentando dificuldades para atender a alta demanda. Como é o caso do Hospital Regional de São José de Mipibu, que no último fim de semana recebeu pacientes de Parnamirim, Ceará-Mirim, São Miguel do Gostoso e Touros, além das outras vinte e uma cidades que a maternidade já presta suporte.

Só entre o sábado (08) e o domingo (09), foram realizados 35 partos em um único dia em São José de Mipibu, sendo destes 15 partos cesarianos, em um ambiente que dispõe apenas de 42 leitos e uma péssima estrutura física. De acordo com informações repassadas por servidores da unidade, a superlotação se deu pelo fechamento das maternidades de Parnamirim, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba no final de semana.

Uma funcionária que trabalha no Hospital de São José de Mipibu, que preferiu não se identificar, relata que muitos profissionais estão doentes e afastados devido ao surto de gripe, e por isso às equipes que já são pequenas, estão ainda mais reduzidas: “Estamos com muitos funcionários doentes, setores que eram para trabalhar com seis técnicos, estavam trabalhando com três técnicos, todos adoecidos. É uma sobrecarga de trabalho muito grande”, desabafa a servidora.

Isso é uma vergonha! Forçar centenas de pacientes gestantes e mães a se deslocarem dos municípios onde residem, para conceber o nascimento dos seus filhos em outros locais, superlotando unidades e sobrecarregando ainda mais o trabalho dos profissionais da saúde. Vale destacar, que os mesmos, já são forçados a assumir um trabalho triplicado, pela falta de responsabilidade, comprometimento e respeito dos gestores e governantes. A saúde do RN e a vida dos pacientes merecem ser valorizadas“, disse em nota o Sindsaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.