Destaques, Natal

Faculdade em Natal oferece tratamento gratuito para mulheres na menopausa

Mulheres no climatério podem recorrer à Fisioterapia para o alívio e, em alguns casos, para a solução total dos inconvenientes da fase pela qual atravessam. A Clínica de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra está com vagas abertas para este atendimento especializado na Saúde da Mulher. O tratamento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o climatério, ou perimenopausa, é definido como uma fase fisiológica da vida e não um processo patológico, visto que é o período de diminuição hormonal da mulher, e dura entre cinco anos antes da menopausa até dois anos depois desse evento. Já a menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher, que acontece depois de um ano sem menstruar.

Por volta dos 45 anos algumas mulheres já começam a sentir alterações no corpo e na vida sexual, decorrentes de alterações hormonais. O que poucas sabem é que os sintomas comuns ao período podem ser amenizados com tratamento fisioterapêutico. Algumas das manifestações clínicas comuns no climatério, que podem ser tratadas com Fisioterapia, são: cansaço, dores musculares, dores articulares, dor de cabeça, redução da libido, diminuição da lubrificação vaginal, deposição de gordura no abdome e flancos.

Faculdade em Natal oferece tratamento gratuito para mulheres na menopausa

De acordo com a professora de Fisioterapia Larissa Varela, o foco das sessões são pessoas com disfunções no assoalho pélvico, com problemas de constipação, incontinência urinária/fecal/gases, prolapsos genitais (“bexiga baixa”) ou até disfunções sexuais. Em relação a estes casos, a Fisioterapia atua como “uma forma não invasiva de tratamento, e apresenta resultados positivos e de duração prolongada, além de reduzir a necessidade de cirurgias e do uso de medicamentos, sem complicações e efeitos colaterais”, explica.

“Apesar de ser uma fase já esperada, as mulheres não precisam passar por ela com tanto sofrimento. É neste sentido que trabalha a Fisioterapia, estimulando a consciência do corpo e exercícios que diminuem a frequência e impacto dos sintomas e melhoram a qualidade de vida. Para isto, utilizamos exercícios aeróbicos, atividades para o fortalecimento muscular, equilíbrio, e a recuperação da massa óssea”, explica a professora.

Atendimento gratuito

Para mais informações e/ou agendamento, as interessadas no tratamento podem entrar em contato pelo telefone (84) 36427514, durante a semana no período da tarde.

Os atendimentos são realizados por estudantes supervisionados por professores na Clínica de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra, localizada no espaço da faculdade, na Av. Roberto Freire, próximo ao Banco do Brasil.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.