AplicativosDestaques

Facebook altera seu design para ficar mais parecido com o TikTok

A mudança já está chegando a alguns usuários, mas deverá ser lançada para todos até a próxima semana

Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira (21) uma grande reformulação para o Facebook. E embora ele pinte isso como uma forma de não perder as postagens de seus amigos, parece um movimento projetado para lidar com o TikTok, a rede social que mais cresce no momento.

O aplicativo TikTok tem duas guias principais: “Seguindo”, que mostra o conteúdo enviado por seus amigos e outras contas que você segue, e “Para você”, um feed de conteúdo recomendado por algoritmos que visa induzi-lo a gastar o máximo de tempo possível assistindo a vídeos. Embora apareçam nessa ordem na interface do TikTok, “Para você” é a guia padrão do aplicativo.

Agora, o Facebook imita esse design com duas novas guias: “News” e “Home”. As notícias permitirão que você veja as postagens mais recentes de seus amigos, bem como as Páginas e Grupos que você segue. “Home” será a primeira coisa que você verá ao abrir o aplicativo, uma série de vídeos e conteúdos selecionados algoritmicamente de acordo com seus interesses para que você possa se divertir e descobrir novos criadores na rede social.

Em suma, a maior parte do conteúdo postado por sua família, amigos e grupos foi relegado a uma guia separada do feed principal, que mostrará o que você realmente passará horas assistindo na Internet. Convenhamos, seus amigos não são tão viciantes quanto aqueles vídeos curtos de pessoas com carisma ou receitas aparentemente simples e deliciosas.

As notícias, as fotos de lugares paradisíacos e os memes ainda estarão lá, mas é provável que os vídeos curtos verticais ganhem ainda mais destaque com o novo design. Aliás, os Reels (os “tiktoks” do Facebook e Instagram) já são facilmente acessíveis na tela inicial.

Se o Império Romano caiu, o Facebook também pode cair. Mas antes de deixar seus três bilhões de usuários, o Meta fará o possível para engajá-los novamente seguindo os métodos bem-sucedidos do TikTok.

A mudança já está chegando a alguns usuários, mas deverá ser lançada para todos até a próxima semana. No aplicativo do Facebook para iOS, as guias podem ser alteradas na barra inferior, enquanto no aplicativo para Android elas estarão na parte superior. A nova interface chegará às versões desktop e web da rede social ainda este ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.