Extraterrestres podem ser parecidos com os humanos, revela novo estudo

Pesquisadores da Universidade de Oxford mostraram pela primeira vez como a teoria evolutiva pode ser usada para prever comportamentos alienígenas

Nos filmes de ficção científica os extraterrestres são normalmente relatados como seres monstruosos, mas um novo estudo sugere que os alienígenas são “parecidos com os seres humanos”.  A pesquisa indica que os alienígenas são potencialmente moldados pelos mesmos processos que moldaram os seres humanos, como a seleção natural.

Pesquisadores da Universidade de Oxford mostraram pela primeira vez como a teoria evolutiva pode ser usada para prever comportamentos alienígenas. A teoria apoia o argumento de que formas de vida extraterrestres são submetidas a uma seleção natural e, como nós, estão evoluindo para serem mais fortes ao longo do tempo.

Sam Levin, principal autor do estudo, disse: “Uma tarefa fundamental para os astrobiólogos (aqueles que estudam a vida no cosmos) é pensar em como seria a vida extraterrestre. Mas fazer previsões sobre extraterrestres é difícil”. “Em nosso artigo, oferecemos uma abordagem alternativa, que é usar a teoria evolutiva para fazer previsões que são independentes dos detalhes da Terra”.

Usando a ideia de seleção natural alienígena como estrutura, os pesquisadores abordaram a evolução extraterrestre e como a complexidade surgirá no espaço. Na Terra, as espécies tornaram-se mais complexas como resultado de uma série de eventos.

alien
Foto: Reprodução / Mirror

Essas transições ocorrem quando um grupo de organismos separados evolui para um organismo de nível superior – quando as células se tornam organismos multicelulares, por exemplo. Os dados sugerem que são necessárias condições extremas para que as transições principais ocorram – e o mesmo pode acontecer para os extraterrestres. Em termos de aparência, os pesquisadores fazem uma série de previsões sobre alienígenas.

Segundo Levin “Ainda não podemos dizer se os alienígenas caminharão em duas pernas ou terão grandes olhos verdes. Mas acreditamos que a teoria evolutiva oferece uma ferramenta adicional única para tentar entender como serão os alienígenas, e mostramos alguns exemplos dos tipos de previsões fortes que podemos fazer com ele. Ao prever que os extraterrestres passaram por grandes transições – que é como a complexidade surgiu em espécies na Terra, podemos dizer que existe um nível de previsibilidade para a evolução que faria com que pareçam como nós”.

Ele ainda acrescentou: “Como os seres humanos, prevemos que eles são constituídos por uma hierarquia de entidades, que cooperam para produzir um alienígena. Em cada nível do organismo, haverá mecanismos para eliminar conflitos, manter a cooperação e manter o organismo funcionando. Existem potencialmente centenas de milhares de planetas habitáveis somente ​​em nossa galáxia. Não podemos dizer se estamos sozinhos no universo, mas demos um pequeno passo na resposta, se não estamos sozinhos, como são os nossos vizinhos”.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!