Notícias

Extorsão: quadrilha que se passava por fiscais da Semurb é presa em Natal

O Núcleo de Inteligência da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (NIT/Semdes) e a Guarda Municipal do Natal (GMN) conseguiram deter no final da tarde dessa sexta-feira (20), dois homens acusados de se passarem por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que tentaram extorquir um comerciante.

Os detidos foram identificados como sendo Carlos Alberto dos Santos e Antônio do Nascimento. A prisão aconteceu numa praça de alimentação dentro de um hipermercado situado na Avenida Prudente de Morais.

De acordo com relato da vítima, os homens se apresentaram no dia anterior no seu comércio onde está ocorrendo uma reforma. Os mesmos se identificaram como fiscais da Semurb e informaram que a obra estava irregular e que a mesma seria embargada e multada. Em seguida, os falsos fiscais disseram que poderiam negociar e no primeiro momento exigiram da vítima a quantia de R$ 5 mil para não efetivar os procedimentos de embargo e multa, porém na negociação o valor acabou ficando em R$ 1,5 mil.

semurb guarda municipal de natal 2Na ocasião, o NIT foi acionado e com apoio da Guarda Municipal do Natal, montaram um esquema para deter os acusados no momento em que os mesmos iriam receber o valor exigido do comerciante. A voz de prisão foi dada pela Guarda Municipal dentro da praça de alimentação onde dois dos suspeitos estavam junto com a vítima.

Um deles foi detido de imediato e o segundo chegou a correr e foi preso na calçada do hipermercado por uma guarnição da Ronda Ostensiva que dava apoio a ação. Já um terceiro, que estava num veículo no estacionamento, conseguiu se evadir quebrando a cancela de acesso à avenida e partindo em fuga, porém os guardas municipais conseguiram identificar o automóvel.

Com os homens detidos foram apreendidas cópias de notificações de procedimentos fiscalizatórios, adesivos de obras licenciadas, crachás de identificação funcional e aparelhos celulares. A ação contou também com a participação de agentes da Semurb, que ficaram com a responsabilidade de analisar a documentação encontrada com os detidos.

Os dois acusados foram presos e conduzidos pela Guarda Municipal à Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi registrada a prisão em flagrante delito. Os procedimentos investigatórios do caso devem agora passar pela investigação da Polícia Civil, inclusive se a quadrilha fez outras vítimas utilizando do mesmo modo de operação delituosa.

A Semurb vai adotar procedimentos internos para apurar como essas pessoas atuavam se passando por fiscais da pasta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.