Notícias

Exposição ao sol sem proteção ocular pode causar Pterígio

O uso de óculos escuros pode parecer apenas uma questão de estilo, mas o acessório é importante para prevenir diversos problemas que podem afetar a visão e os olhos. Proteger os olhos dos raios solares é tão importante quanto proteger a pele.

Mas, infelizmente, a maioria da população desconhece essa informação. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que 70% da população não usa óculos de sol e esse número é ainda maior entre os mais jovens.

Um dos problemas da exposição ao sol – sem proteção para os olhos, é acontecer o pterígio. Comum em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, a condição se caracteriza pelo crescimento de um tecido rosado na conjuntiva, a membrana que reveste a parte interna das pálpebras. O formato da lesão lembra uma asa; e é daí que vem o nome, pois pterígio deriva do grego ‘pterygion’, que significa asa. Geralmente, costuma afetar os dois olhos.

Pterígio

Segundo a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, especialista em cirurgia de pálpebras e chefe do setor de plástica ocular da Santa Casa de São Paulo, o pterígio costuma surgir mais próximo do nariz e crescer em direção à pupila.

“O pterígio tem propensão a crescer e a apresentar recidivas, ou seja, mesmo depois de tratado pode voltar a crescer. Assim, alguns estudos sugerem que esta lesão tem características semelhantes às de um tumor, embora não seja. É um processo proliferativo e inflamatório, em que o tecido cresce e invade outras estruturas, assim como acontece nas neoplasias”.

Sol ainda é o principal fator de risco

O pterígio é muito comum em pessoas que trabalham expostas ao sol ou que passam a maior parte do tempo ao ar livre, como salva-vidas, surfistas, marinheiros, assim como em pessoas que costumam se expor muito ao sol nos finais de semana. A condição costuma aparecer com maior frequência em homens entre 30 e 50 anos e é mais comum em pessoas com olhos claros. Apesar de ter uma incidência maior em regiões próximas ao Equador, o pterígio atinge cerca de 10% da população mundial.

Sinais e sintomas

“O primeiro sinal do pterígio será a membrana, que afeta a estética ocular. Pode também causar irritação ocular devido a distúrbios do filme lacrimal sobre o pterígio e inflamação localizada. Por último, a lesão pode afetar a acuidade visual devido a dois fatores: pelo desenvolvimento de um astigmatismo irregular e/ou quando o pterígio cresce em direção ao eixo visual/centro da córnea”, explica Dra. Tatiana.

Tratamento pode ser feito com cirurgia

Inicialmente, o tratamento visa diminuir a irritação ocular e/ou a inflamação. Porém, se o pterígio cresce e começa a afetar a visão, a cirurgia será indicada. “Entretanto, mesmo após a cirurgia, o paciente pode desenvolver novamente o pterígio, já que é uma condição propensa às recidivas”, explica a oftalmologista.

A importância dos óculos de sol

criança usando óculos de sol

Como o principal fator de risco é a exposição ao sol, a melhor forma de prevenir o pterígio é usar óculos de sol com lentes protetoras. Além dos óculos, bonés ou viseiras também podem ajudar a proteger os olhos.

Lembrando que mesmo nos dias nublados ou no inverno, há incidência de raios UVA e UVB, portanto, a necessidade de usar óculos é permanente. Dra. Tatiana ressalta que o pterígio é apenas uma das lesões decorrentes da exposição desprotegida ao sol. “Há outros problemas que podem surgir, como catarata, degeneração macular, fotoceratite e câncer de pele nas pálpebras”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.