SP

Expectativa média de vida continua crescendo no país

Terceira Idade/ Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma pesquisa recente mostrou que a população idosa da Bahia aumentou em 40%, entre os anos de 2001 e 2015. Porém, esse crescimento não é visto apenas só no estado citado, mas sim, em todo o Brasil.

Outro estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou outros estados que também estão entre os que têm uma maior expectativa de vida do país. São Paulo está entre eles. De acordo com os dados coletados, em 2016, a maior parte dos habitantes da região chegaram até 78,1 anos. Essa é a maior média de todo o Brasil. O Distrito Federal ficou no mesmo patamar da capital paulista, empatados também em 2015.

Há dois anos, os dois estados tiveram uma média de expectativa de vida de 77,8 anos. Em 2014, obtiveram o quarto lugar com a faixa de 77,5 anos. Em São Paulo, em 2016, foram cerca de 44,7 milhões de pessoas vivendo no estado. Mulheres idosas fazia a maior parte dessa população, segundo o IBGE.

Mais uma vez, o assunto “envelhecimento precoce” foi discutido. O pesquisador do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da FGV Fernando de Holanda Filho falou sobre isso. “O envelhecimento da população brasileira vai ser muito rápido e muito profundo”, disse.

Esse fator é preocupante quando se fala em aposentadoria. Em São Paulo, o gasto com o benefício já se aproxima dos R$ 17 bilhões, só em 2017. De acordo com a Fundação de Previdência Complementar do estado (SP-Prevcom) é de que esse valor chegue a R$ 36 bilhões, em dez anos “Para conter esse quadro, não tem outra forma a não ser essa reforma da Previdência”, comentou o presidente da SP-Prevcom, Carlos Henrique Flory.

Segundo o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE – FGV) Bruno Ottoni, com o crescimento dessa população, a consequência é um cenário catastrófico da previdência. Ainda segundo o IBGE, uma pessoa com 65 anos em 2060 poderá viver 21,2 anos a mais, o que torna o Brasil um país cada vez mais idoso.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.