MundoTurismo

Expatriados brasileiros em Portugal chegam a 183,9 mil em 2020: qual a região mais acessível?

Portugal continua a ser uma das regiões mais populares para os brasileiros se mudarem, compartilhando uma língua, com uma cultura cheia de similaridades e, claro, um clima quente. A população estrangeira em Portugal registou um grande crescimento nos últimos anos, sendo 2021 o quinto ano consecutivo de aumento da população estrangeira, que atingiu um total de 662.095 cidadãos. Tradicionalmente, os destinos mais procurados pelos brasileiros em particular têm sido as grandes cidades de Lisboa, Porto e Braga, por terem oferecido as maiores oportunidades em termos de emprego e estabilidade.

No entanto, os esforços recentes do governo português têm sido direcionados para empurrar mais imigrantes para o interior do país, a fim de estimular a recuperação econômica e estabilizar as populações em declínio dessas regiões. O Relatório sobre Imigração Fronteiras e Asilo (RIFA) relatou que 68% da população imigrante de Portugal estava registada como residente nas regiões costeiras de Lisboa, Faro e Setúbal, totalizando 450.074 cidadãos residentes. Mas onde está a região mais acessível de Portugal?

De acordo com o recente barômetro da Imovirtual sobre o mercado da habitação em Portugal, Bragança é atualmente a região mais acessível do país para quem procura alugar. A cidade do Norte tem um preço médio de aluguel de apenas 380 € mensais, ao contrário da capital e polo econômico de Portugal, Lisboa, a qual tem um preço médio de 1288 € mensais, quase quatro vezes mais do que a média de Bragança. A acessibilidade do aluguel deixa você com mais dinheiro para desfrutar de tudo o que a cidade tem a oferecer, localizada na fronteira norte com a Espanha, é uma cidade duas em uma. A região alta é constituída por uma cidadela e pelo deslumbrante Castelo da Bragança, construído no século XV. Enquanto a região baixa é conhecida como a nova cidade, abrigando o Museu do Abade de Baçal, que abriga tesouros religiosos como uma arca de madeira para óleos sagrados da unção.

Além disso, uma das maiores vantagens da cidade é, sem dúvida, a proximidade com o Parque Natural de Montesinho, pouco povoado e repleto de picos graníticos, prados verdejantes, charnecas e carvalhos. Bragança é também famosa pela sua gastronomia farta (e qual cidade portuguesa não é?), composta por muita carne, o imperdível bife de vitela Mirandesa, feito a partir de gado que passa os dias preguiçosos a descansar e a pastar nos limoeiros. Mesmo sem planos para alugar por lá, não tem como não planejar uma visita para aquelas bandas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo