Notícias

Excesso de “selfies” pode estar ligado à baixa autoestima, diz estudo

A nova geração conhece bem o significado da palavra “selfie”, de origem inglesa, que não tem tradução exata, mas quer dizer tirar um autorretrato. E, hoje, ela está diretamente relacionada a fotografias que são postadas nas redes sociais. Pensando nisso, as “selfies” foram alvo de uma pesquisa americana que apurou que quem se fotografa muitas vezes ao dia, e posta nas redes sociais com frequência, está pré disposto a ter um distúrbio por um desejo permanente de se fotografar e a compensar a falta de auto estima por meio das postagem na internet.

Na rede social dos famosos, a selfie virou mania. Mas segundo especialistas o excesso pode denotar um transtorno de comportamento da pessoa. A pesquisa feita pela American Psychiatric Association mostra que a pessoa que fotografa a si mesma pelo menos três vezes por dia, mas sem colocar as fotos nas redes sociais está no primeiro nível considerado episódico. Já aquela que fotografa três vezes por dia e posta as selfies está em um nível agudo da doença. E aquelas que sentem um desejo incontrolável de se fotografar ao longo do dia e colocar as fotos pelo menos seis vezes ao dia estão em um estágio crônico da doença.

É muito provável que você já tenha passado por isso: achar inúmeros defeitos em si mesmo em uma foto, seja o nariz, olhos, cabelo, mesmo quando outra pessoa afirma não haver nada de errado. E é muito provável também que saiba de onde vem essa preocupação, uma selfie com poucos likes é uma tragédia pessoal quando não estamos tão confiantes assim…

Para a Dra. Pamela Rutledge, diretora de do Centro de Pesquisa de Psicologia em Boston, o excesso de selfies pode ser também um sinal de autoestima muito baixa.

“Selfies frequentes podem desencadear uma percepção de autoindulgência ou uma dependência social de quem é narcisista ou tem autoestima muito baixa”, explicou ela ao Daily Mail. “Preocupação com Selfies pode ser uma indicador visível de uma pessoa jovem sem confiança ou senso de si mesmo, o que pode torna-la vítima de outros problemas”.

De acordo com o psiquiatra Dr. David Veal, especialista em transtorno obsessivo compulsivo e transtorno dismórfico corporal, do Priory Hospital, em Londres, tirar e postar muita selfie nas redes sociais tem a ver com condições mentais relacionadas ao narcisismo.

O médico contou ao jornal Sunday Mirror que é preciso tratar os pacientes que sofrem desse mal com terapia comportamental cognitiva, para que eles comecem a reconhecer o motivo da compulsão por selfies.

A síndrome das selfies

Estudo realizado pela Best Computer Science Schools demonstra como o uso das redes sociais tem tornado as pessoas mais narcisistas e expõe algumas consequências preocupantes, como:

– considerar irrelevantes as opiniões alheias;

– agir de forma egoísta;

– sentir que as regras não se aplicam a você;

– maior vulnerabilidade a críticas;

– culpar outros por coisas que deram errado;

– tornar-se facilmente irritável.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.