Notícias

Exame de sangue não invasivo pode detectar 5 tipos de câncer

Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um novo exame de sangue não invasivo que pode detectar cinco tipos de câncer muito antes dos métodos de diagnóstico convencionais. Segundo os autores, “objetivo final” seria realizar rotineiramente esses tipos de exames durante as verificações anuais de saúde.

O teste, chamado PanSeer, é eficaz para encontrar câncer de estômago, esôfago, colorretal, pulmão e fígado. Após os experimentos, o novo teste detectou o câncer em 91% dos pacientes que eram assintomáticos quando as amostras foram coletadas e que só foram diagnosticadas de um a quatro anos depois.

O estudo coletou amostras de plasma de mais de 120 mil pessoas entre 2007 e 2017. Cada participante deu amostras de sangue e passou por exames médicos regulares por 10 anos. Mais tarde, quando um dos indivíduos foi diagnosticado com câncer, a equipe científica teve acesso às amostras de sangue entregues anos antes de o paciente apresentar algum sintoma.

O teste também detectou com precisão o câncer em 88% das amostras de 113 pacientes que já haviam sido diagnosticados quando as amostras foram coletadas e, por sua vez, reconheceu amostras sem câncer em 95% das vezes.

Detecção em pacientes assintomáticos

“A abordagem imediata é rastrear pessoas com maior risco com base no histórico familiar, idade ou outros fatores de risco conhecidos”, explicou o co-autor do estudo Kun Zhang, chefe do departamento de bioengenharia da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Os especialistas esclareceram que é improvável que o PanSeer possa prever quais pacientes desenvolverão a doença no futuro. No entanto, o teste pode identificar pacientes que já apresentam tumores cancerígenos, mas permanecem assintomáticos para os métodos atuais de rastreamento.

Além disso, os autores observaram que são necessários mais estudos em larga escala para confirmar o potencial do PanSeer, o que aumentaria significativamente a chance de sobrevivência dos indivíduos afetados, permitindo que o tumor maligno fosse removido ou o tratamento com medicamentos apropriados fosse iniciado a tempo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.