Evento vai reunir músicos dos cinco continentes no Parque da Cidade

Janeiro é mês de férias e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte já inicia o ano de 2017 com um evento internacional que acontecerá no dia 14 de janeiro: O Acampamento Glomus 2017 (Global Music Network). A expectativa é de receber um grande número de pessoas no evento que reunirá quase 200 músicos de 29 países dos cinco continentes para apresentações gratuitas de música e dança, que serão apresentadas, simultaneamente, em vários pontos do Parque da Cidade, a partir das 16h30.

A Global Music Network é uma rede internacional fundada por três academias nórdicas de ensino superior em música, teatro e dança. O acampamento acontece a cada dois anos, de forma itinerante, realizada em associação com outras escolas de música no mundo todo. A viagem dos integrantes, representantes dos países mais pobres, é custeada pelos participantes dos países mais ricos. Graças à infraestrutura e à produção musical voltada para projetos sociais desenvolvidos, a UFRN foi a única instituição Sul-Americana a conquistar espaço junto à Glomus.

De acordo com os organizadores, a diversidade de culturas e instrumentos presentes na capital potiguar acontecerá por 13 dias consecutivos (de 10 a 20 de janeiro) em vários locais da cidade e não se vê isto no Brasil, há pelo menos uma década. “Serão experiências riquíssimas. Mesmo nós, músicos experientes, desconhecemos muitos dos instrumentos que serão trazidos para cá. O público assistirá gêneros e estilos musicais inusitados. Então realmente serão dias de pura magia, cheias de costumes diferentes, em um intercâmbio cultural único”, destaca o coordenador do Glomus 2017, Fábio Presgrave, também coordenador de Relações Internacionais da Escola de Música da UFRN.

O professor Fábio Presgrave tem larga experiência de formação e concertos internacionais e ressalta, ainda, a oportunidade para os músicos brasileiros. Segundo ele, as melhores escolas do mundo têm na internacionalização um pilar. E algumas das instituições participantes do Glomus alcançam mais de cem acordos internacionais. “A música é uma das ferramentas mais eficientes para unir nações. Ela estabelece uma ponte entre os povos que as palavras nunca poderiam alcançar”, concluiu.

“O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem aberto espaço para apresentações culturais por meio dos projetos “Canto no Parque”, Pôr do Sol, “O Escritor vai ao Parque”, “A Ciência vai ao Parque” e, recentemente, recebeu o músico Adama Keïta, que veio do Mali para divulgar o Glomus 2017. Também recebemos o projeto “Talentos Potiguares”, dentro da programação do Natal em Natal. Isto é muito bom para divulgar a nossa cultura, o nosso talento local junto aos visitantes do parque”, lembra Carlos da Hora, gestor do Parque da Cidade.

A entrada e o estacionamento no parque são grátis.

Serviço
Glomus 2017 no Parque da Cidade
Dia: 14/01
Hora:16h30h
Entrada e estacionamento: Grátis
Apresentações simultâneas em vários espaços do Parque

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!