Notícias

“Evangelho dos lotes de Maria” é encontrado dentro de livro com mais de 1.500 anos

Um evangelho antigo foi descoberto nas páginas de um livro que remonta ao século 6. O texto, apelidado de “Evangelho dos Lotes de Maria” é escrito em copta e contém oráculos que teriam sido utilizados para fornecer apoio e segurança para as pessoas que procurassem ajuda para seus problemas.

Não é um evangelho no sentido tradicional, porque não ensina predominantemente sobre Cristo, e seu tradutor sugere que a descoberta poderia reescrever o propósito e a definição antiga dos evangelhos. O livro antigo foi dado a Sackler Museum da Universidade de Harvard em 1984 por Beatrice Kelekian, em memória de seu marido Charles Dikran Kelekian. Dikran se dizia ser “um comerciante influente de antiquareis coptas”, mas a origem do livro é desconhecida.

O texto foi estudado pela professora Anne Marie Luijendijk da Universidade de Princeton. Ela disse ao LiveScience que quando decifrou a primeira linha, que fez referência a um “evangelho”, ela esperava para ler sobre Jesus e sua vida. Em vez disso, ela encontrou um livro copta do século 5 ou 6 de respostas oraculares. O codex de 160 páginas contém uma série de 37 curtas passagens escritas ao longo de folhas de pergaminho. Ele mede apenas 7,5 centímetros de altura e 6,9 centímetros de largura – cerca do tamanho de palma de uma mulher.

A tradução completa do título do livro lê-se: "O Evangelho dos lotes de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, ela a quem o arcanjo Gabriel trouxe a boa notícia"
A tradução completa do título do livro lê-se: “O Evangelho dos lotes de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, ela a quem o arcanjo Gabriel trouxe a boa notícia”

A pessoa que procura uma resposta a uma consulta ou preocupação em particular teria aberto o livro em uma página aleatória para ler um comunicado concebido para servir como uma resposta. A tradução completa do título do livro lê-se: “O Evangelho dos lotes de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, ela a quem o arcanjo Gabriel trouxe a boa notícia”. O livro ainda tem a seguinte inscrição: “Aquele que seguir em frente (ou: procurar) com todo o seu coração vai obter o que ele procura. Só não seja de duas mentes”. Um oráculo diz: “Pare de ser de duas mentes, o humano, se esta coisa vai acontecer ou não. Sim, isso vai acontecer!”.

Outro oráculo diz: “Mas se você está doente, o assunto vai prosperar através do Deus de Abraão, Isaac e Jacó”. Hoje, a definição oficial da palavra “evangelho” é o “ensino ou revelação de Cristo”, mas, na verdade, se origina a partir do significado da palavra grega ‘Evangelion’ que significa “boas novas”.

O professor Luijendijk disse que as pessoas teriam usado o livro para procurar “boas notícias” sobre o seu futuro. O livro é cristão e baseia-se em Salmos, Jó, Provérbios, Mateus, Lucas e James. Mas, em seu livro, Luijendijlk disse que não contém ensinamentos cristãos tradicionais, e não são poucas, ou nenhuma, as menções relacionadas ao reino de Deus ou o Céu, os milagres, a igreja, ou a vida eterna.

As informações são do Daily Mail.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.