EUA formalizam saída do Acordo de Paris sobre o clima

EUA formalizam saída do Acordo de Paris sobre o clima

EUA formalizam saída do Acordo de Paris sobre o clima

Romário Nicácio novembro 4, 2020 Destaques

(ANSA) – À espera do resultado das eleições presidenciais, os Estados Unidos abandonaram oficialmente o Acordo de Paris sobre o clima durante a madrugada desta quarta-feira (4).

A saída do país do tratado havia sido anunciada há mais de três anos por Donald Trump, mas ocorre em um momento de incerteza sobre quem ocupará a Casa Branca a partir de janeiro de 2021.

Rival do republicano, o democrata Joe Biden já prometeu reintegrar a nação ao tratado caso seja eleito. Uma de suas propostas, inclusive, é um plano de 1,7 trilhão para que os Estados Unidos alcance uma marca de zero emissões de carbono em 2050.

Trump anunciou sua intenção de deixar o Acordo de Paris em junho de 2017, alegando que ele prejudicaria a economia americana. O magnata, porém, só notificou a Organização das Nações Unidas (ONU) e confirmou a saída do tratado contra as mudanças climáticas no dia 4 de novembro de 2019.

No tratado, criado em 2015 sob a administração de Barack Obama, o governo americano havia se comprometido a diminuir as emissões de carbono do país entre 26% e 28% até 2025.

Outros artigos

Urbanização da Praia de Pirangi avança

junho 12, 2021

Urbanização da Praia de Pirangi avança

Os serviços da urbanização da orla de Pirangi seguem avançando, em Parnamirim. Nesta semana foi iniciada a construção de um muro de contenção, que vai permitir o as...