Notícias

EUA aprovam novas sanções contra a Coreia do Norte

(ANSA) – Por 96 votos a zero, o Senado dos Estados Unidos aprovou um novo pacote de sanções econômicas contra a Coreia do Norte na noite desta quarta-feira (10).

A medida foi tomada após os testes de Pyongyang com o lançamento de um suposto foguete no último domingo (7), considerado uma “provocação” do regime ditatorial de Kim Jong-un. A comunidade internacional afirma que o teste foi, na verdade, os preparativos para o lançamento de um míssil contra os vizinhos Coreia do Sul e Japão.

O presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, o republicano Robert Phillips Corker, comemorou a aprovação dizendo que “quando temos supostos ‘parceiros’ no Conselho de Segurança da ONU que não estão dispostos a tomar medidas, fica ainda mais claro que esta instituição tem que ser pró-ativa”.

A fala do político é uma clara referência à China, única parceira do regime norte-coreano. Isso porque um novo pacote de sanções da ONU está sendo “barrada” pelos chineses durante as votações ocorridas na entidade. A lei aprovada ontem pelos senadores é ainda mais dura do que a autorizada pela Câmara dos Representantes no mês passado, após supostos testes com uma bomba de hidrogênio.

As novas sanções têm como objetivo limitar a capacidade de Pyongyang de obter os fundos necessários para desenvolver seu programa nuclear e seu sistema de lançamento de mísseis. Segundo as agências de Inteligência norte-americanas, os norte-coreanos terão reativado uma usina nuclear e poderia ter a capacidade de, em poucos meses ou até semanas, de ter plutônio suficiente para construir uma bomba atômica. As mesmas sanções também foram adotadas pelo Japão nesta quinta-feira (11).

Seul suspende operações em Kaesong:

A Coreia do Sul ordenou a saída de todos os seus funcionários e a suspensão dos trabalhos no complexo industrial de Kaesong como resposta aos testes nucleares e de mísseis de Pyongyang. O local abriga mais de 100 empresas sul-coreanas, mas fica do lado norte da fronteira. Criado em 2004, o complexo é o primeiro símbolo de reconciliação das duas nações. Ao todo, Kaesong abriha 124 empresas e possui quase 53 mil norte-coreanos como empregados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.