Esporte

Etiene Medeiros: mulher, negra, nordestina e campeã mundial

Na tarde desta quinta-feira (27), a pernambucana Etiene Medeiros conquistou a medalha de ouro na prova dos 50 metros costas no mundial de natação de Budapeste – na Hungria. Etiene que no último mundial ficou com a medalha de prata na mesma prova, superou a rival chinesa Fu Yuanhui e ficou com tempo de 27s14 – um centésimo a menos que a rival.

A prova

Logo na largada a brasileira tomou a ponta, a partir dos 25 metros a chinesa cresceu e a briga foi braçada a braçada, na chegada a medalha parecia que ia escapar, mas na chegada o momento em que as atletas jogam o braço para atrás, Etiene foi mais feliz e conseguiu por um centésimo vencer a chinesa. A medalha de Bronze ficou com a atleta da Bielorrússia Aliaksandra Herasimenia com o tempo de 27.23, a atleta era a mais velha da prova.

Etiene pioneira na natação brasileira

Primeira nadadora brasileira a ganhar medalha em campeonatos mundiais tanto em piscina longa quanto em piscina curta, primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro em jogos Pan-americanos, primeira mulher a subir no pódio em campeonatos mundiais, primeira mulher brasileira a bater um recorde mundial (recordista mundial nos 50 metros costas em piscina curta). Enfim são muitas conquistas para a brasileira.

Nadadora polivalente

Muitas pessoas criticam alguns nadadores por não irem bem em provas não olímpicas, já que o 50 metros costas não está no cronograma olímpico. Mas Etiene coleciona conquistas nos 100 metros costas, 50 metros livre e 100 metros livre, além de nadar o 100 metros borboleta em algumas provas. Ou seja se tem prova rápida tem Etiene.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.