Notícias

Estudos comprovam os benefícios do guaraná para a saúde

O que os antigos moradores de Maués, região da Amazônia que originou o fruto do guaraná, já sabiam sobre os benefícios deste alimento, desde antes do descobrimento do Brasil, está sendo confirmado por pesquisadores de importantes instituições do país. O guaraná (Paullinia cupana) possui benefícios que vão muito além de ser um estimulante, e a nutricionista Clarissa Fujiwara comenta os estudos que mostram os efeitos antioxidante e anti-inflamatório desta fruta – muito importante para combater doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase, entre outras.

Antioxidante

Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), realizada com apoio da FAPESP e coordenada pela pesquisadora Lina Yonekura, estudou a atividade dos antioxidantes no guaraná. Os pesquisadores comprovaram que o guaraná é uma importante fonte de catequinas, similar ao que ocorre com alimentos já consagrados como o chá verde e o cacau, por exemplo. A pesquisa foi publicada recentemente na capa da revista britânica Food & Function.

“As catequinas, que pertencem à família dos polifenóis, quando efetivamente absorvidas atuam de forma semelhante à vitamina C e E, podendo reduzir o estresse oxidativo no organismo, que causa doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, diabetes e câncer, inflamações e envelhecimento precoce por conta da morte de células, entre outras condições prejudiciais à saúde e ao bem-estar”, explica Clarissa.

Anti-inflamatório

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação da professora Rachel Castilho, estudaram novas aplicações terapêuticas para o guaraná. Eles descobriram que o extrato da semente de guaraná possui propriedades que podem inibir uma citocina inflamatória chamada TNF-alfa. “Esta é uma das principais moléculas envolvidas no processo inflamatório agudo e crônico, e responsável pelo desenvolvimento de diversas enfermidades”, diz Clarissa.

Com isto, o fruto abre perspectivas para futuras pesquisas já que poderia ser utilizado para a produção de medicamentos para doenças inflamatórias como artrite reumatoide, colite ulcerativa, psoríase, entre outras. “Atualmente, há poucos fármacos aprovados que têm o TNF-alfa como alvo. Além disso, os remédios já existentes possuem um custo elevado e efeitos colaterais relacionados”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.