Notícias

Estudo descobre que beber água pode diminuir o risco de insuficiência cardíaca

Outra razão para você beber mais água e ficar bem hidratado

Manter-se bem hidratado pode estar associado a um risco reduzido de desenvolver insuficiência cardíaca, de acordo com pesquisadores do National Institutes of Health.

Suas descobertas sugerem que consumir quantidades suficientes de água ao longo da vida não apenas suporta o funcionamento essencial do corpo, mas também pode reduzir o risco de problemas cardíacos graves no futuro.

A insuficiência cardíaca, uma condição crônica que se desenvolve quando o coração não bombeia sangue suficiente para as necessidades do corpo, afeta mais de 6,2 milhões de americanos, pouco mais de 2% da população. Também é mais comum entre adultos com 65 anos ou mais.

Semelhante à redução da ingestão de sal, beber bastante água e manter-se hidratado são maneiras de apoiar nossos corações e podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas a longo prazo”, disse Natalia Dmitrieva, Ph.D., principal autora do estudo e pesquisadora do Laboratório de Medicina Regenerativa Cardiovascular do National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI), parte do NIH.

Depois de realizar pesquisas pré-clínicas que sugeriam conexões entre desidratação e fibrose cardíaca, um endurecimento dos músculos cardíacos, Dmitrieva e os pesquisadores procuraram associações semelhantes em estudos populacionais em larga escala. Para começar, eles analisaram dados de mais de 15.000 adultos, com idades entre 45 e 66 anos, que se inscreveram no estudo Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC) entre 1987-1989 e compartilharam informações de consultas médicas durante um período de 25 anos.

Ao selecionar os participantes para sua revisão retrospectiva, os cientistas se concentraram naqueles cujos níveis de hidratação estavam dentro da faixa normal e que não tinham diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca no início do estudo. Aproximadamente 11.814 adultos foram incluídos na análise final e, desses, os pesquisadores descobriram que 1.366 (11,56%) desenvolveram insuficiência cardíaca posteriormente.

Para avaliar possíveis ligações com a hidratação, a equipe avaliou o estado de hidratação dos participantes usando várias medidas clínicas. Observar os níveis de sódio sérico, que aumenta à medida que os níveis de fluidos do corpo diminuem, foi especialmente útil para ajudar a identificar participantes com risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca. Também ajudou a identificar adultos mais velhos com risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e hipertrofia ventricular esquerda, aumento e espessamento do coração.

Hidratação essencial

Por exemplo, adultos com níveis séricos de sódio começando em 143 miliequivalentes por litro (mEq/L) – uma faixa normal é 135-146 mEq/L – na meia-idade tiveram um risco aumentado associado de 39% para desenvolver insuficiência cardíaca em comparação com adultos com níveis mais baixos. E para cada aumento de 1 mEq/L no sódio sérico dentro da faixa normal de 135-146 mEq/L, a probabilidade de um participante desenvolver insuficiência cardíaca aumentou 5%.

Em um corte de cerca de 5.000 adultos com idades entre 70-90 anos, aqueles com níveis séricos de sódio de 142,5-143 mEq/L na meia-idade tiveram 62% mais chances de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda. Níveis séricos de sódio começando em 143 mEq/L correlacionaram-se com um aumento de 102% no risco de hipertrofia ventricular esquerda e um aumento de 54% no risco de insuficiência cardíaca.

Com base nesses dados, os autores concluem que níveis séricos de sódio acima de 142 mEq/L na meia-idade estão associados a riscos aumentados de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda e insuficiência cardíaca mais tarde na vida.

Um estudo randomizado e controlado será necessário para confirmar essas descobertas preliminares, disseram os pesquisadores. No entanto, essas associações iniciais sugerem que uma boa hidratação pode ajudar a prevenir ou retardar a progressão de alterações dentro do coração que podem levar à insuficiência cardíaca.

O sódio sérico e a ingestão de líquidos podem ser facilmente avaliados em exames clínicos e ajudar os médicos a identificar pacientes que podem se beneficiar ao aprender sobre maneiras de se manterem hidratados”, disse Manfred Boehm, MD, que lidera o Laboratório de Medicina Regenerativa Cardiovascular.

Os fluidos são essenciais para uma série de funções corporais, incluindo ajudar o coração a bombear o sangue com eficiência, apoiar a função dos vasos sanguíneos e orquestrar a circulação. No entanto, muitas pessoas consomem muito menos do que precisam, disseram os pesquisadores.

Embora as diretrizes de fluidos variem de acordo com as necessidades do corpo, os pesquisadores recomendaram uma ingestão diária de líquidos de 6-8 xícaras (1,5-2,1 litros) para mulheres e 8-12 xícaras (2-3 litros) para homens.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.